Fique conectado

Cidade

Poeta e ensaísta da Unesp de Assis visita México e Peru

Malu Otero recebeu prêmios e participou de palestras, recitais, entrevistas e eventos

Publicado em

71

Diploma recebido por Malu Otero (Foto: Reprodução)

Professora aposentada desde 2012 da área de Espanhol da Unesp de Assis, Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz vem se dedicando à poesia com o pseudônimo de Malu Otero.

Nos meses de abril e maio, participou de uma série de eventos no México e no Peru, além de divulgar seu novo livro de poesias bilíngue (português/espanhol), com o título Entre nós os laços/ Nosotros, nudos y lazos.

Ele foi apresentado no México, onde, a convite da Unión Latinoamericana de Escritores, participou do 5º Encuentro de Escritores Hidalgo 2013 e da Semana de Lectura en Hidalgo, de 13 a 30 de abril de 2013, com uma extensa programação de atividades (palestra, oficinas, leituras, declamações), cobrindo várias cidades da província de Hidalgo.

Em seguida, esteve no Peru, participando do XIV Capulí (Lima, Trujillo e Santiago de Chuco), onde apresentou uma comunicação na Universidade de Trujillo, fazendo uma comparação entre César Vallejo e Chico Buarque de Holanda.

Também participou das homenagens à Trilogia, com uma premiação em Santiago de Chuco e recebeu o título de Visitante Distinguida em Cuzco por ter participado em duas dessas obras (Mil Poemas a Neruda; Cien de los Mil Poemas a Neruda e Mil Poemas a Miguel Hernández).

No México participou de evento na Universidad Tecnológica de Tulancingo, Ayuntamiento Municipal Constitucional de Tezontepec de Aldama, Escuela Soror Juana Ines de la Cruz – Tula, Escuela Secundaria General “Ignacio Zaragoza” – San Antonio Zaragoza, Municipio de San Salvador, Escuela Primaria General “Benito Juárez” – La Reforma, Ixmiquilpan, Hidalgo, Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo – Preparatoria Universitaria Lic. “Jesús Ángeles Contreras”, Ayuntamiento Municipal de Ixmiquilpan, Presidencia Municipal de Actopan e Gobierno del Estado de Hidalgo. Secretaria de Educación Pública de Hidalgo.

No Peru, o Capulí Vallejo transcorreu em três cidades (2 dias em Lima, 1 dia em Trujillo e 3 dias em Santiago de Chuco). Na divulgação da trilogia, foi para Guadalupe, Chiclayo e Cusco. As atividades incluírm diversas atividades e premiações, como Trilce de Oro; – Huésped Ilustre de la ciudad de Guadalupe; Visitante Distinguida del Cusco; e Universidad Nacional de Trujillo – Instituto de Estudios Vallejianos – participante en la presentación de la trilogía mundial: Mil Poemas y adhesión al poeta universal César Vallejo.

“Foi tudo muito proveitoso, com palestras em universidades, colégios, recitais em praça pública, entrevistas em rádios, jornal e televisão, além de uma cerimônia realizada em Machu Pichu, com a oferenda da Trilogia aos Apus, cerimônia em quechua e em espanhol. Foi tudo muito mágico”, conta. “Agora estou sendo convidada para o lançamento dos Mil Poemas a Gonçalves Dias, no Maranhão, obra da qual participei”.

Malu recebeu ainda o seguinte comentário de Ernesto Kahan, Prof. Emérito Dr. Da Faculdade de Medicina da Universidade de Tel Aviv, Israel, e Presidente ISRAEL IPPNW – Internacional de Médicos para a Prevenção da Guerra Nuclear- IPPNW, sendo delegado para a cerimônia do Prêmio Nobel da 1985 para a IPPNW: “Os oemas do livro ‘Nosotros, nudos y lazos’ são lindos. Têm lírica e atmosfera terna”, escreveu.

Publicidade

Cidade

Confira o prazo para reformas e manutenção em túmulos antes de Finados

Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone 3324-9259.

Publicado em

Assessoria
Foto: Divulgação/PMA)

A administração do Cemitério Municipal informa que reformas e manutenção em túmulos podem ser feitas até o dia 24 de outubro, período que antecede o Dia de Finados.

Reformas e recuperação de jazigos podem ser feitas por profissionais contratados pelas famílias, porém é preciso informar a administração com antecedência. Não é cobrada taxa para a realização do serviço.

Outra informação dada pela administração do local diz respeito à regularização do cadastro de entes sepultados aos que ainda não fizeram anteriormente.

Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone 3324-9259.

Continue lendo

Cidade

Caminhão do Assis + Limpa estará no San Fernando Valley e Bonfim nesta quinta

Moradores podem deixar na calçada móveis, madeiras, pneus, eletrodomésticos, entre outros a partir da tarde desta quarta.

Publicado em

Assessoria
Caminhão do Assis + Limpa estará no San Fernando Valley e Bonfim nesta quinta

O caminhão de coleta de materiais inservíveis da Prefeitura de Assis da campanha Assis + Limpa faz a recolha de materiais inservíveis nesta quinta-feira, 18, entre as 8 e 13 horas nos bairros San Fernando Valley e Bonfim.

Já na quarta-feira no final da tarde, os moradores podem deixar na calçada móveis, madeiras, pneus, eletrodomésticos, entre outros objetos sem utilidade para que sejam recolhidos e destinados ao local adequado.

A campanha Assis + Limpa teve início em fevereiro deste ano e vários bairros foram atendidos, o que representa que grande quantidade de materiais deixaram de ser descartados nas ruas e terremos baldios, agredindo a saúde e o meio ambiente.

“Há muitas pessoas descartando materiais em locais inadequados. Com essa recolha nós pretendemos atender as necessidades dos moradores e conscientizá-los para não fazerem descarte incorreto porque isso representa riscos à saúde e ao meio ambiente”, diz Fábio Nossack, secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Assis.

Continue lendo

Cidade

Falso servidor público cobra para entregar IPTU nas residências em Assis

Moradores da cidade relataram o caso nesta terça-feira (16). Prefeitura informa que não há cobrança para entrega do IPTU e alerta população.

Publicado em

Do AssisNews

Um homem que se identifica como funcionário público estaria cobrando para entregar os carnês do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU). O caso foi relatado por alguns moradores de Assis (SP) à reportagem do AssisNews na tarde desta terça-feira (16).

Uma das moradoras contou a reportagem que homem, disse que para entregar o carnê precisaria receber a quantia de R$ 2,00 caso contrário ela teria que se dirigir até a prefeitura para pegá-lo. Ainda segundo ela, o falso servidor teria feito o mesmo nas casas vizinhas.

Como ela ficou em dúvida se realmente era verdadeiro, decidiu não pagar pelo “serviço”.

De acordo com a Assessoria da Prefeitura Municipal de Assis, o homem nao está a trabalho da prefeitura, uma vez que não há distribuição dos carnês de IPTU nessa época do ano.

Ainda segundo a prefeitura, os funcionários que realizam a entrega dos carnês são devidamente identificados e não cobram para entregá-los aos moradores.

 

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas