‘Planetário Itinerante’ visita cidades da região de Assis neste fim de semana

Projeto da Secretaria da Educação passará pelos municípios de Borá, Cruzália, Florínea, Pedrinhas Paulista e Taruma.

A Secretaria da Educação do Estado levará neste fim de semana o projeto “Planetário Itinerante” para nove escolas da região de Assis. A expectativa é receber um público de mais de 300 pessoas por evento. No sábado, 22, moradores de Borá, Cruzália e Florínea poderão participar da programação, a partir das 10 horas, nas escolas estaduais Dr. José de Souza, Joaquim Gonçalves de Oliveira e Prof. Teófilo Elias. No domingo, 23, a visita será nos municípios de Pedrinhas Paulista e Taruma, onde a estrutura estará montada nas unidades Prof. Dr. Antonio de Benedictis, Prof. David José Luz e Maria Magdalena de Oliveira (Dona Cota).

A expectativa do “Planetário Itinerante – Os Astros vêm até você” é despertar o interesse pela astronomia com projeções que mostram galáxias, estrelas e a configuração do Sistema Solar, reproduzindo um céu artificial com efeitos especiais, simulando uma viagem pelo espaço. A estrutura envolve o funcionamento de quatro domos que trabalham simultaneamente, com apresentações de cerca de 40 minutos e capacidade para até 80 pessoas.

Escola da Família

O projeto percorrerá 177 escolas estaduais, de 162 municípios diferentes, integrantes do Programa Escola da Família. A ideia é aproveitar os espaços das unidades, que todos os fins de semana ficam abertas à comunidade, para levar uma atividade cultural diferente para a população. Por isso, um dos critérios para a escolha das cidades participantes é que tenham menos de 15 mil habitantes. A entrada é franca.

“As apresentações são gratuitas e abertas ao público, endossando que as nossas escolas são espaços de interação social, cultural e também ampliam a bagagem de conhecimento dos alunos, pais e vizinhos das unidades escolares”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A ação do Planetário Itinerante é realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria, e as visitas estão programadas para percorrer todo o Estado até o mês de novembro.

Escola da Família

#MAIS LIDAS DA SEMANA