Secretaria da Saúde realiza ações para o combate ao Câncer Bucal

O objetivo da campanha é o de garantir o atendimento às pessoas com mais de 40 anos de idade, inclusive usuários de próteses dentais.

Secretaria Municipal da Saúde realiza ações para o combate ao Câncer Bucal (Foto: Divulgação/PMA)

Desde o dia 22 de abril a Secretaria Municipal da Saúde de Assis iniciou a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal. A ação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde e nas Estratégias de Saúde da Família pelos cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

O objetivo da campanha é o de garantir o atendimento às pessoas com mais de 40 anos de idade, inclusive usuários de próteses dentais que já perderam alguns ou todos os dentes.

Os pacientes receberão orientações sobre a higienização dos dentes e próteses, as consequências negativas do fumo, álcool, próteses mal adaptadas, auto-exame bucal, e outras observações.

Os dentistas se baseiam em exames na cavidade bucal onde procuram detectar lesões nos tecidos moles que inclui os lábios, bochecha, língua e gengiva. No caso da presença de alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para o serviço especializado, onde passará por um exame mais minucioso e, se necessário, biópsia e encaminhamento para tratamento.

Secretaria Municipal da Saúde realiza ações para o combate ao Câncer Bucal (Foto: Divulgação/PMA)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA