Samu Regional de Assis será inaugurada nesta segunda-feira (09)

O SAMU Regional de Assis é gerenciado pelo Civap. No dia 11 serão inauguradas as Bases Descentralizadas em Tarumã, Palmital e Paraguaçu.

Samu Regional de Assis será inaugurada nesta segunda-feira (09)

A partir da próxima segunda-feira, 09, a saúde da região passará a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.

O SAMU Regional de Assis é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema – Civap Saúde. O serviço contará com uma Base Centralizada em Assis, e três Bases Descentralizadas nos Municípios de Tarumã, Palmital e Paraguaçu Paulista. A área de abrangência envolverá os municípios de Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.

Fundado em 1985, o Consórcio representa atualmente 24 Municípios, que atuam conjuntamente em projetos e ações, promovendo uma maior eficácia em assuntos regionais. Todas as ações são deliberadas por um Conselho de Prefeitos, que neste ano tem como presidente o prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana. O Consórcio gerencia diversos projetos relacionados às áreas de meio ambiente, obras e planejamento, agricultura e educação, entre eles, o SAMU Regional Assis, que além de beneficiar a área da saúde, também gerou 69 empregos diretos. Outro serviço de saúde que está sob a coordenação do Civap Saúde é a UPA, que em breve também deverá também suas atividades.

A equipe técnica, que atuará na base central em Assis e nas bases avançadas, localizadas nos municípios de Palmital, Tarumã e Paraguaçu Paulista, foi formada por meio de um concurso público e nele foram contratados médicos, enfermeiros, condutores de veículos, auxiliares administrativos, ajudantes de serviços, telefonistas, farmacêuticos e rádio-operadores. O objetivo desta equipe é prestar atendimento no menor tempo possível já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo sequelas. O atendimento oferece o direcionamento para o serviço mais próximo e adequado, promovendo ganho de tempo  e diminuindo o tempo/resposta, o que é crucial em emergências.

Serviço
Os serviços prestados pelo SAMU na região, ainda deverão ser integrados a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, oferecendo ao Vale do Paranapanema uma Rede de Atenção às Urgências, a qual visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

A Base Centralizada em Assis será inaugurada segunda-feira, às 16h. No dia 11, serão inauguradas as Bases Descentralizadas, sendo às 10h em Paraguaçu Paulista, às 15h30 em Tarumã e às 16h30 em Palmital.

Para saber mais sobre o Civap acesse www.civap.com.br ou visite o perfil do Consórcio na rede socialwww.facebook.com/civap.consorciointermunicipal. Mais informações também pelo telefone 18 3323-2368.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA