Aluno da Fema participa de programa de intercâmbio na Suíça

O aluno Bruno Gaetano Wandekoken Grazioli, do curso de Ciência da Computação da Fema, está desde o mês de maio, na Suíça.

Bruno está realizando estágio em uma empresa de TI, na Suíça (Foto: FEMA)

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema tem oferecido aos seus alunos grandes oportunidades de vivência no exterior, estas oportunidades acontecem por meio de Programas de Intercâmbio Estudantil oferecidos na instituição.

O coordenador de Relações Internacionais da Fema, Dr. Luiz Ricardo Begosso destaca que, a Fundação tem um grande trabalho nesta área e tem incentivado a participação de seus alunos nos diversos programas de intercâmbio disponíveis.

Atualmente a Fundação oferece três Programas: o Ciências Sem Fronteiras, que ocorre em parceria com o Governo Federal e onde os alunos podem ficar até um ano no exterior; o Iaeste –  International Association for the Exchange of Students for Technical Experience, que permite que o aluno realize estágios práticos, com a duração de dois a 12 meses; e o programa do Rotary Internacional “Nova Gerações”, que também permite aos alunos vivências práticas nas suas áreas de estudo no exterior por períodos de um a três meses. Além destes Programas, a Fema ainda mantém Convênio com a Universidade de Deakin, da Austrália.

Bruno participa constantemente de encontros do Iaeste na Suíça. Na foto ele aparece com intercambiários em Bern (Foto: FEMA)

O mais recente exemplo deste trabalho é o aluno Bruno Gaetano Wandekoken Grazioli, do curso de Ciência da Computação da Fema, que em maio deste ano embarcou para a Suíça.

O Coordenador explica que, Bruno está participando do Programa Iaeste e está realizando um estágio prático na Suíça, “Bruno, que está no último ano do curso de Ciência da Computação, está na Suíça desde maio e deve permanecer no país até o final deste ano, onde ele realiza um estágio prático”.

Após quase três meses no exterior, Bruno relatou que, a experiência tem sido muito boa e que está estagiando numa empresa na área de tecnologia da informação.

“Minha experiência aqui na Suíça está sendo muito positiva. Na empresa estou trabalhando, medindo consumo de energia nos servidores e sempre tenho ajuda dos funcionários, que estão sempre muitos dispostos a ajudar. Além disso, o IAESTE daqui sempre promove encontros, de forma que tenho a oportunidade de viajar por todo o país e conhecer gente do mundo todo. Estou morando em Winterthur, em um apartamento, fui bem acolhido pelas donas da casa. Neste tempo em que estou aqui estou curtindo muito a Suíça e espero aproveitar ao máximo esta experiência e o tempo restante”.

Para o Coordenador as oportunidades de intercâmbio são extremamente importantes, levando-se em consideração que, a vivência internacional é um diferencial na construção da carreira.

Nos últimos anos, a Fema tem oportunizado a participação de muitos de seus alunos em programas de intercâmbio, em países como a Alemanha, Sérvia, Canadá e Portugal. Alunos da Fema em 2013 também estiveram na Croácia, Austrália, Portugal e Argentina.

Neste mês, a Fema ainda está recebendo uma aluna da Escola Nacional de Engenharia, da Tunísia. Fátima Bem Rasen que chegou ao Brasil em junho deste ano e está realizando estágio no CEPEIN – Centro de Pesquisa em Informática da Fema. Ela também participa do intercâmbio por meio do Programa Iaeste.

Oportunidade de Intercâmbio da Austrália
O coordenador de Relações Internacionais da Fema, Dr. Luiz Ricardo ainda informa, que estão abertas as inscrições para interessados em realizar intercâmbio na Austrália.

Este intercâmbio ocorre por meio de uma parceria entre a Fema e a Universidade de Deakin, na Austrália, e envolve uma permanência de um semestre do aluno na Universidade.

Podem se inscrever alunos do segundo ao último ano, que devem ter bom rendimento escolar. Os inscritos deverão passar por um exame de proficiência em língua inglesa, no qual devem obter nota mínima de 79 pontos.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Fema, www.fema.edu.br, ou com a Coordenação de Relações Internacionais, pelo fone: 18 3302-1055, ramal 1065.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA