Enfermagem da Fema encerra semestre com Encontro de Aprendizagem

Todos os semestres, os EAs reúnem alunos do curso de Enfermagem envolvidos nas atividades de estágio, para troca de experiências.

Alunos de Enfermagem encerraram o ano, com mais um Encontro de Aprendizagem (Foto: Divulgação/FEMA)

No último dia 26, alunos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema encerraram as atividades deste semestre com mais um Encontro de Aprendizagem. O Encontro de Aprendizagem – Ea é um evento promovido pela Coordenadoria do curso de Enfermagem e tem como objetivo promover a troca de experiências entre os alunos, que estão envolvidos nas atividades práticas.

Segundo a coordenadora do curso Prof. Rosangela Gonçalves da Silva, o “Encontro de Aprendizagem” tem como proposta ampliar espaços de discussões entre os alunos, para que eles tenham oportunidade de compartilhar suas vivências pessoais, técnicas e práticas, durante suas experiências no campo de estágio.

Nos EAs, os alunos compartilham as experiências vividas no campo de estágio (Foto: Divulgação/FEMA)

Os Encontros de Aprendizagem são realizados ao longo do ano acadêmico e envolvem os alunos que estão em campo de estágio. Durante o encontro, eles apresentam e  compartilham as experiências ocorridas nos diversos setores, onde desenvolvem suas práticas: Hospitais, unidades de saúde coletiva, PSF, UBS ou ambulatórios.

Segundo a Coordenadora, a prática do estágio é incentivada e valorizada pela Fema, pois promove aos alunos uma visão diferenciada, com a integração da teoria, na prática. Ainda segundo ela no EA, os alunos dividem suas opiniões e compartilham os aprendizados.

“Durante os estágios os alunos passam por diferentes professores, diferentes grupos e diferentes setores da área da saúde. As vivências compartilhadas nestes Encontros, ajudam nossos alunos a escolherem que área da Enfermagem pretendem atuar, promovem segurança e permitem uma aproximação maior com a comunidade. Os EAs também auxiliam os alunos dos anos iniciais, que ainda não estão em campo de estágio, que ao assistirem as apresentações conhecem um pouco, as próximas etapas do curso”.

Durante o Encontro de Aprendizagem realizado no último dia 26, os alunos também prestaram homenagens aos professores orientadores dos grupos, que durante o semestre acompanharam os alunos nos estágios e atividades desenvolvidas.

O curso de Enfermagem da Fema tem a duração de cinco anos e tem 100% de aulas presenciais. Para saber sobre o curso de Enfermagem acesse www.fema.edu.br.

Durante o Encontro, grupos homenagearam seus professores orientadores (Foto: Divulgação/FEMA)

Prêmio Ana Neri marca semestre do curso de Enfermagem
Além dos Encontros de Aprendizagem, outro destaque deste primeiro semestre de 2014, no curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foi à realização da 1ª edição do Prêmio Ana Neri, de trabalhos científicos. O Prêmio presta uma homenagem a Ana Justina Ferreira Neri, enfermeira brasileira, consagrada como pioneira da Enfermagem no Brasil.

O Prêmio recebeu muitas inscrições de trabalhos, comprovando o incentivo a iniciação científica e a pesquisa na Fema. Os trabalhos inscritos tratavam de pesquisas desenvolvidas em sala de aula, trabalhos de conclusão de curso, pesquisas desenvolvidas após a integração de ensino e serviços, como por exemplo, a elaboração de protocolos por alunos e professores, implementados na assistência de enfermagem.

Segundo a Comissão organizadora do Prêmio, o evento teve como proposta divulgar o grande número de trabalhos científicos, de qualidade, que vem sendo desenvolvidos pelos alunos da Fema, oportunizando a socialização destas pesquisas na região. A apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ocorreu durante a Semana de Enfermagem da Fundação, no mês de maio e foi aberta a toda comunidade.

A classificação geral do Prêmio ficou assim definida: 1º lugar: “Marcos da Epidemia de HIV: reflexos no mundo e no Brasil”, aluna Bruna Oliveira da Silva e professora Fernanda Cenci Queiroz; 2º Lugar: “Abordagem da equipe de estágio voltada á educação em saúde: relato de experiência”, alunas Luciana Alves Ferreira; Amanda Lamota Resino; Daiane Trabaquine; Jessica Cristina da Silva Xavier; Lygia Priscila Ferreira de Andrade; Ana Paula Pires Alves, professora Maria José; 3º lugar: “Identificação e caracterização de alunos com Diabetes do Tipo I de uma Instituição de Ensino Superior no interior de São Paulo: uma pesquisa de campo”, aluna Franciele Maschio Dos Reis, professora Adriana Avanzi Marques Pinto.

Além dos três primeiros colocados, também foram premiados os trabalhos classificados em, quarto, quinto e sexto lugar. A Comissão Organizadora do Prêmio foi formada pelas professoras M.a Fernanda Cenci Queiroz, Esp. Maria José Caetano Ferreira Damasceno, M.a Adriana Avanzi Marques Pinto; e pelos alunos de Enfermagem do quarto ano, Graziela, Josiane, e do segundo ano, Ronaldo e Marcia.

Prêmio Ana Neri reconheceu os melhores trabalhos científicos desenvolvidos na área, pelos alunos da Fema (Foto: Divulgação/FEMA)

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA