Fema abre inscrições para curso de pós-graduação em Química Ambiental

A especialização em Química Ambiental ainda oferece aos profissionais conhecimentos relacionados ao estudo de processos químicos.

Fema é pioneira no oferecimento da pós-graduação em Química Ambiental na região

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema foi pioneira no oferecimento de curso de pós-graduação na área de Química Ambiental. A busca por profissionais especialistas nesta área tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente devido às inúmeras legislações e condutas de proteção ambiental vigentes no país.

Atualmente, além da pós-graduação em Química Ambiental, a Fema oferece aos profissionais de Assis e região mais quatro opções de pós-graduação: Administração Financeira, Contábil e Controladoria; Desenvolvimento Gerencial Recursos Humanos; MBA Executivo em Gestão Empresarial; e Direito Civil: Novos Aspectos na Era Digital.

Prestes a formar a primeira turma de especialistas em Química Ambiental, a Fundação abre novamente as inscrições para a formação de uma segunda turma, com início previsto ainda para este ano.

Profª Ma Patrícia realizando leituras de amostras ambientais no HPLC, aparelho utilizado em algumas medidas experimentais

Segundo a Coordenadora da pós-graduação em Química Ambiental, Profª Ma. Patrícia Cavani Martins de Mello, o curso não tem um público definido, visto que a química ambiental permite a atuação de profissionais de diversas áreas de formação, como: biologia, geografia, agronomia, engenharias e outros. Ela ainda exemplifica, afirmando que dentre os profissionais que atualmente integram o curso na Fema, estão biólogos, agrônomos, geólogos, químicos.

Principalmente por sua heterogeneidade, o curso tem como proposta promover conhecimentos e formação em diversas áreas de conhecimento, relacionadas à área ambiental. Assim, segundo a Coordenadora foram atribuídas ao curso de Química Ambiental, o maior número possível de disciplinas relacionadas e importantes para os profissionais que atuam ou pretendem atuar na área. Ela ainda explica que, os alunos da pós -graduação da Fema saem, com conhecimentos em múltiplas áreas, como: Direito Ambiental, Gestão de Qualidade Ambiental, Análises químicas e biológicas ambientais; e principalmente de Cidadania, considerando que, o curso tem um compromisso com a população, promovendo para que, tanto na área governamental ou área privada, as atividades não venham a contaminar os compartimentos do meio ambiente. E neste aspecto, um dos objetivos da Fema, com a especialização de alunos nesta área é justamente de que, estes conhecimentos, de certa forma, retornem para a cidade e para a região, com um ganho de qualidade ambiental.

A especialização em Química Ambiental ainda oferece aos profissionais conhecimentos relacionados ao estudo de processos químicos, naturais ou antrópicos (causados por atividades humanas). E dentro destas áreas, mais especificamente, ainda são oportunizados estudos de processos, de poluição ou degradação ambiental, naturais e de processos químicos causados por atividades industriais.

Segundo a professora Ma. Patrícia Cavani, outro aspecto a ser considerado é a grande demanda de profissionais da área pelo mercado, oferecendo aos interessados grandes oportunidades de atuação nas áreas de planejamento, gestão e fiscalização ambiental.

A competência do corpo docente e o método de avaliação, também são destaques na composição do curso de Química Ambiental da Fema, segundo a Coordenadora. “A formação de um corpo docente qualificado foi uma das nossas maiores preocupações. Montamos um curso de forma que, os alunos possam ter um conhecimento bem amplo sobre diversos temas e para que esses conteúdos disciplinares possam ser adequadamente desenvolvidos tivemos a preocupação de procurar os melhores docentes. Todos os professores do curso são parceiros da Fema, dentre eles temos professores da Unesp de Araraquara, da Unesp de Assis, da UEL, todos profissionais muito competentes. Quanto ao método de avaliação, optamos para que os trabalhos de conclusão dos alunos da pós-graduação viessem na forma de artigo científico. O que representa uma grande oportunidade para os alunos, para o corpo docente e para a Fema, com a promoção de novos estudos científicos”.

As inscrições para a nova turma de Química Industrial da Fema estão abertas e restam poucas vagas para este ano. O curso tem a duração de 13 meses, com aulas aos sábados das 7h50 às 12h e das 13h às 17h10. Ex-alunos da Fundação tem descontos especiais na mensalidade.  Interessados em participar da segunda turma de pós-graduação em Química Ambiental da Fema podem realizar a pré-inscrição no site www.fema.edu.br e aguardar o contato do setor de pós-graduação da Fundação.

#MAIS LIDAS DA SEMANA