Fema é contemplada com recursos do Fehidro

A Fundação, com representação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema foi contemplada com recursos que serão destinados ao Cepeci.

Novos equipamentos deverão ser adquiridos, ampliando e melhorando os serviços oferecidos pelo Centro de Pesquisa da Fema (Foto: FEMA)

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, enquanto instituição de ensino e pesquisa compõe o Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema, como representante da Sociedade Civil. Neste Comitê, anualmente são apresentados projetos de interesse público, para serem financiados com recursos do Fehidro.

O Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, criado pela Lei 7.663/91 e regulamentado pelos Decretos 37.300/93 e 43.204/98, tem por objetivo dar suporte financeiro à Política Estadual de Recursos Hídricos- PERH e às ações correspondentes. Os projetos financiados pelo Fehidro são enquadrados conforme as prioridades estabelecidas no PERH, que fornece as diretrizes, objetivos e metas para realização de programas de proteção, recuperação, controle e conservação de recursos hídricos. Para ser contemplado, o Projeto deve ser apresentados ao Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH e passar pela Câmara Técnica de avaliação dos mesmos.

A Fema comprometida com as pesquisas e estudos promovidos nesta área pelo Centro de Pesquisa em Ciências – Cepeci apresentou no final do ano passado, ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, um projeto para aquisição de equipamentos para o Centro, com o objetivo de ampliar e melhorar as condições de prestação de serviço aos municípios e comunidade regional.

O Centro de Pesquisa também servirá de base de laboratório, para novos cursos da Fema (Foto: FEMA)

Segundo o presidente do Conselho Curador da Fema, o Cepeci atualmente está em fase de credenciamento, junto dos órgãos competentes, para obter o certificado de reconhecimento nacional para a realização de exames, de alimentos, qualidade de água, a fim de promover além de melhores condições aos serviços já prestados, base para que o Centro também sirva aos estudos e pesquisas dos novos cursos, que estão sendo pleiteados pela Fema. Neste sentido segundo ele, a Fema apresentou um Projeto, muito bem embasado e produzido, para adquirir diversos equipamentos. Entre os materiais pleiteados está o espectrômetro de absorção atômica, aparelho aplicável à análise de metais e peças, para melhoria do cromatógrafo líquido. Ambos equipamentos possuem altíssimas sofisticação e versatilidade, sendo assim ampliarão o escopo do laboratório, no que se referem às pesquisas e serviços prestados pelo mesmo.

“Nós fazemos parte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Paranapanema e temos direito a apresentar projetos, e assim o fizemos, no final do ano passado. Ficamos felizes com a aprovação do nosso projeto, que na sua categoria ficou em primeiro lugar. Esses recursos, de mais de 250 mil reais, vão proporcionar a Fema condições para oferecer a região melhores serviços; condições também, para a obtenção do credenciamento nacional; e efetivação do Centro como base laboratorial para novos cursos pleiteados no Conselho Estadual de Educação: Tecnologia de Alimentos, Farmácia e Medicina”.

A responsável técnica pelo Cepeci, Profª Ma Patrícia Cavani Martins de Melo, explica que, o Projeto apresentado trata de uma pesquisa de qualidade da água, dentro dos campos de amostragem na micro bacia do Rio Pari, que faz parte da bacia do Médio Paranapanema, de acompanhamento e análise de substancias físico químicas e toxicológicas. “Este Projeto é uma continuação de outras pesquisas, já desenvolvidas aqui no Cepeci, mas que neste momento tem como proposta ampliar a visão sobre outros componentes químicos e biológicos do ambiente. Hoje, dentro da Bacia do Peixe, existem apenas quatro pontos de monitoramento, o que é muito pouco para que se tenha um resultado mais conclusivo sobre a qualidade da água. O Fehidro já contemplou outros projetos enviados pela Fema e grande parte da estrutura, que hoje permite o oferecimento dos serviços prestados pelo Cepeci e pela Fema a comunidade regional foram conquistados, com o apoio financeiro deste Fundo “.

Ainda segundo Patrícia o projeto tem um investimento total de cerca de 300 mil reais, onde a Fema tem uma contrapartida de 40 mil e o restante será custeado pelo Fehidro. Os recursos serão aplicados na aquisição de novos equipamentos, vidrarias e também no desenvolvimento das atividades de coleta.

O Cepeci contribui há mais de 15 anos, com a comunidade do centro-oeste paulista, sendo muito procurado pelos serviços de analise de água, para usos diversos, como água potável, água para indústria e águas de descarte – esgotos sanitários e efluentes industriais.

Prefeituras da região também tem procurado os serviços do Centro de Pesquisa da Fema, para cumprir os requisitos do Programa da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, denominado Município Verde Azul. Um programa, que visa estimular e capacitar as administrações públicas, a implantarem e desenvolverem, uma Agenda Ambiental estratégica. Neste sentido, o Cepeci tem colaborado na verificação da qualidade dos sistemas de tratamento de esgoto nos municípios do Vale Paranapanema, considerando que, o Centro de Pesquisa da Fema é o único na região, a promover este tipo de serviço.

Cepeci da Fema muito procurado pelos serviços de analise de água, para usos diversos (Foto: FEMA)

#MAIS LIDAS DA SEMANA