Grupo convida comunidade para palestra sobre Reforma Política

A palestra acontece nesta quinta (14), a partir das 19h30, na Acia.
O tema é “Reforma Política – Mudar a Política para mudar o Brasil”.

José Antonio Moroni, membro da Coordenação Nacional da Coalizão e Plataforma dos Movimentos Sociais da Reforma do Sistema Político.

O Grupo Cidadania Assis formado por representantes da sociedade civil organizada convida toda a comunidade assisense e regional para a palestra que acontece nesta quinta-feira, a partir das 19h30, na Acia, sobre a “Reforma Política – Mudar a Política para mudar o Brasil”, com a vinda de José Antonio Moroni, um dos membros da Coordenação Nacional da Coalizão e Plataforma dos Movimentos Sociais da Reforma do Sistema Político. E na sexta, dia 15, às 9 horas, na Câmara Municipal de Assis, haverá um debate com as autoridades políticas.

O objetivo é debater sobre a reforma do Sistema Político como um elemento-chave na crítica às relações que estruturam este mesmo sistema. O patrimonialismo e o patriarcado a ele associado; o clientelismo e o nepotismo que sempre o acompanha; a relação entre o populismo e o personalismo, que eliminam os princípios éticos e democráticos da política; as oligarquias, escoltadas pela corrupção e sustentadas em múltiplas formas de exclusão (pelo racismo, pelo etnocentrismo, pelo machismo, pela homofobia e outras formas de discriminação) são elementos estruturantes do atual sistema político brasileiro que deve ser transformado.

José Antônio Moroni

Atua há mais de 30 anos em organizações não-governamentais e movimentos populares, especialmente na área dos direitos humanos, participação popular e poder, criança e adolescente, assistência social e organização comunitária. Foi da direção nacional da ABONG (Associação Brasileira de ONGs), atualmente é da coordenação do Fórum Nacional de Participação Popular, do Fórum Brasil do Orçamento e é membro do Colegiado de Gestão do Instituto de Estudos Socioeconômicos – INESC, uma ong voltada para a ampliação e construção de novos espaços democráticos e para o monitoramento de políticas públicas. É um dos coordenadores da plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político e na Assembléia Popular. Formado em Filosofia, tem pós-graduação em História do Brasil, Fundamentos em Educação Especial e Métodos e técnicas de elaboração de projetos sociais. Ex- membro do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA e Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), onde foi também secretário-executivo. Acompanhou a elaboração de diferentes leis, com destaque para o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Orgânica de Assistência Social

O movimento tem uma fanpage no facebook para os que se interessarem pelo assunto: www.facebook.com/reformapolitica.assis

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA