Educação Infantil é debatida em Fórum na UNESP de Assis

O Fórum Regional de Educação infantil é um espaço de discussão, proposições e controle social das políticas públicas para a infância.

O Fórum Regional de Educação infantil é um espaço de discussão, proposições e controle social das políticas públicas para a infância (Foto: Erica Bueno)

O II Encontro do Fórum Regional de Educação Infantil – “Reflexões e ações: Teoria e Práticas”, aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, nas dependências da UNESP – Campus de Assis, com a participação de aproximadamente 160 gestores e educadores de Assis e Região.

O Fórum Regional de Educação infantil é um espaço de discussão, proposições e controle social das políticas públicas para a infância, com isso, o II Encontro teve como objetivo discutir questões atuais que afetam as práticas pedagógicas da Educação Infantil e consequentemente, o desenvolvimento humano das crianças pequenas.

O evento contou com atividades culturais e mesas de debates, onde foi discutido temas como a avaliação em larga escala do desempenho das crianças de 0 até 5 anos de idade e a indicação de medicamentos sem considerar as intervenções pedagógicas.

A Professora Dra. Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros, gestora do Fórum Paulista de educação Infantil e apoiadora do Fórum regional, considera que a participação dos professores e demais profissionais é fundamental para que reflexões em relação às práticas pedagógicas para a infância sejam revistas. “É necessária a compreensão de que o homem é um ser histórico-cultural e que suas experiências iniciam logo após seu nascimento e serão decisivas para seu desenvolvimento humano. Nesse sentido, as necessidades e singularidades infantis devem ser consideradas como fundamentais para o desenrolar de uma prática pedagógica humanizadora”.

#MAIS LIDAS DA SEMANA