Tomada de Atitude

A estratégia de ação do programa Amor-exigente baseia-se em muito neste princípio.

Valmir Dionizio
Voluntário Amor-exigente Assis/SP
Policial Militar da Reserva e Vereador.

A estratégia de ação do programa Amor-exigente baseia-se em muito neste princípio.Tomar uma atitude, e mantê-la com afinco, é o que torna o programa fácil de ser cumprido. Manter a atitude tomada pode até ser novo, estranho e assustador,  e é isso torna o programa do AE eficaz.

Depois de tentarmos o que sabíamos e conhecíamos – discutir, repreender, punir, aconselhar – e não ter dado o resultado esperado, o familiar do dependente passa a se adaptar ao comportamento destrutivo do ente querido, não aceitando as crises, e com isso desestruturando mais a família.

É difícil admitirmos que o problema não surgiu de uma hora para outra, e mais difícil ainda é aceitar que esta prejudicando nossa vida, nossa família a sociedade. Em contra partida, quanto mais demorarmos em tomar atitudes, mais as situações tendem ao agravamento.

Tomar atitude exige persistência, constância, coragem. Não significa que iremos abrir mão definitivamente da responsabilidade pelos filhos (entes queridos/ adictos), nem financeiramente, nem emocional, significa que estaremos preparados a mudar para que possa haver harmonia dentro da família.

É salutar/ saudável   participar de um grupo de apoio (auto e mútua ajuda), porque para perseverar precisamos de ânimo, força, ética (moral), força psicológica e espiritual e porque não até de força física. Esta força você recebe no Amor-exigente, assim como ajuda, com palavras amigas e perspectivas de melhor qualidade de vida.

Os princípios do Amor-exigente são muito benéficos no encorajamento dos pais e mães a avaliarem seus problemas levando-os a serem mais práticos, mais específicos e realistas a respeito do comportamento inadmissível de seus filhos. A família esta unida para compartilhar segredos, com um grupo interessado em ajudar pais e mães aflitos e envergonhados a dar os primeiros passos para terem sua vida própria, para tomarem atitudes acertadas, prudentes, realistas e sobretudo firmes.

Temos que ter em mente que toda tomada de atitude tem um objetivo a ser alcançado a longo prazo e não será atingido de imediato. Tomar atitude precipita uma crise, mas é necessário. A omissão é uma das grandes causas do sofrimento humano.

 Reuniões – Toda quinta-feira, 20 horas, Rua Barão do Rio Branco, 250, centro, Assis/SP.

Valmir Dionizio
Voluntário Amor-exigente Assis/SP
Policial Militar da Reserva e Vereador.

#MAIS LIDAS DA SEMANA