Falando de Política

Por Alef Gustavo

Alef Gustavo

Embora o impacto da morte do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, tenha deixado vários brasileiros sob um sentimento de perda, agora é hora de avaliar importantes aspectos da política do nosso país. Não se pode perder de vista o caminho que é preciso para manter a normalidade da vida democrática. É bom relembrar que estamos a menos de uma semana do início da propaganda eleitoral vinculada nos meios de comunicação, o que significa que até o final da disputa tudo que envolva a obediência aos regulamentos do pleito devem estar nos parâmetros estabelecidos.

Porém, o que tem chamado a atenção é o baixo número de representações contra candidatos comparados a 2010 neste mesmo período. Fica claro nas redes sociais, que os debates sobre a disputa eleitoral tem sido pouco frequentes, inexistem argumentações na defesa ou acusação de questões político – ideológicas.

Tenho impressão de que o País está cheio de manifestações que, em muitos casos são “vazias”, sem qualquer fundamento, levadas à tona de forma incoerente.

Quero crer que manifestações bem orquestradas e articuladas se tratem de um sinal de nosso amadurecimento político, já que o que temos assistido são expressões de posicionamentos bem delineados.

Nessas eleições, cada candidato tem que deixar claros seus pontos de vista, divergências e, também, reconhecer o outro lado das questões e procurar fazer propostas e correções de caminhos de raciocínio e reconhecimento de erros.

É muito importante que esse clima seja mantido até o encerramento da disputa. Cabe a quem se lança na vida política contribuir efetivamente para que o cidadão entenda claramente sua importância na hora de depositar seu voto – seja para seu município, estado ou país, quando escolhe seu representante.

O debate de ideias é a forma mais direta, aberta e limpa de politização e discussão de ideias dentro de uma comunidade. Um dos mais efetivos instrumentos de politização dentro da Democracia.

VEJA TAMBÉM

Carlos R. Ticiano

Guerras & Epidemias…

Carlos R. Ticiano

A triste realidade…

#MAIS LIDAS DA SEMANA