Redes sociais se firmam e fortalecem os debates políticos

As redes sociais possuem nos dias atuais um importante papel quando o assunto é política e no caso mais especifico deste ano.

Nelinho Moraes

Não é novidade e muito menos utopia afirmar que as redes sociais possuem nos dias atuais um importante papel quando o assunto é política e no caso mais especifico deste ano, quando o tema é “Eleições 2014”, tanto que a chamada propaganda eleitoral digital ou debate digital se propaga a cada dia que passa em meio aos diversos grupos das chamadas redes sociais, em especial o Facebook, que segundo dados oficiais hoje já conta no Brasil com mais de 100 milhões de contas abertas.

E  no caso de Assis isso não poderia ser diferente neste ano, ate porque já vivenciamos uma enxurrada de debates e propaganda eleitoral nas eleições municipais de 2012, sendo um dos  maiores exemplos disso, a chegada ao legislativo assisense do então sargento Valmir Dionisio e hoje, vereador Valmir Dionisio, que durante a campanha eleitoral passada dedicou boa parte do seu trabalho à chamada interação com os eleitores, por meio das redes sociais, diariamente debatendo temas e apresentando suas propostas aos internautas e conseguindo, como resultado final do trabalho, uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal de Assis.

Tanto que hoje, o vereador em questão prossegue se utilizando muito das redes sociais, inclusive para pedir aos eleitores propostas de projetos, indicações, moções, requerimentos e outras proposituras mais e não esconde de ninguém, a importância que as redes sociais, em especial o Facebook teve em sua eleições e ainda tem atualmente.

Mas o assunto agora são as eleições deste ano, onde estaremos votando para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Federal e portanto, cabe agora uma reflexão sobre o papel destas verdadeiras  mídias sociais e seu impacto no pleito, sendo atualmente o Facebook, a mídia digital de maior poder de penetração na rede, principalmente no meio do público jovem, que por conseqüente, representa também o maior  número de eleitores.

E estamos podendo observar que os grupos da internet terão sim, nestas eleições um papel de destaque. Tanto isso é verdade, que simpatizantes, colaboradores e eleitores, em especial dos candidatos assisenses a deputado estadual José Aparecido Fernandes (PT) e Fabiano Morelli (PSC), além do candidato a deputado federal João da Silva Filho, o Timba (DEM) estão usando de maneira sem freio, diariamente mesmo dois grupos criados por assisenses dentro do Facebook, cujo assunto é o debate sobre o pleito eleitoral 1014, sendo estes grupos o “ELEIÇÕES 1014″  e o “Debate Político – Eleições 2014 – Assis”, sendo o primeiro criado pelo radialista e jornalista Nelinho Moraes e o segundo, por seu filho, o promoter Alef Gustavo. Ambos dividem a administração de ambos os projetos e contam com o auxilio da também jornalista Helga Mello, como mediadora de ambas as páginas de debates.

Diariamente os dois grupos, que abrem espaço para todos os candidatos e eleitores, tanto que deputados de outras regiões também estão se utilizando dos mesmos para divulgar suas propostas, bem como cabos eleitorais de candidatos a presidência, governo estadual e senado, recebem mais 2 mil acessos, o que por si só, mostra a força atual da mídia eletrônica, quando o assunto a ser discutido e promovido são as eleições deste ano.

“O interessante também é que muitas pessoas acabam se utilizando dos grupos para reivindicar melhorias para suas ruas, suas cidades, enfim, aproveitam o tema, para mostrar o quanto estão descontentes com a política atual e querem mudanças, querem eleger pessoas verdadeiramente identificadas em trabalhar pelo bem comum”, analisa Nelinho Moraes.

Em seu livro, “Redes de indignação e de esperança”, Manuel Castells faz um diagnóstico interessante e importante sobre o papel das mídias sociais, afirmando que um fenômeno pode acontecer nas eleições deste ano, sendo possível surgir um movimento pró ou contra determinado candidato. Esse movimento pode crescer e levar a campanha a tomar rumos que ainda são desconhecidos, uma vez que hoje, 60% dos brasileiros assistem à TV e navegam nas redes sociais e o maior exemplo disso, segundo ele e que ao tomar posse no ano passado, o ministro do TSE João Otávio de Noronha afirmou: “O mundo se comunica pelas redes sociais. E nas eleições não poderia ser diferente. A modernidade chegou à campanha”. Isso significa que não dá para disputar uma eleição desprezando o poder das redes sociais.

E quem vai se beneficiar com o uso das redes sociais? Essa pergunta é um convite para reflexões. Talvez seja cedo para afirmar quem vai se beneficiar com as redes sociais, mas dá para dizer que todos os que concorrem ao pleito serão beneficiados, desde que saibam utilizar as redes.

Ah!!! Não podemos ainda nos esquecer, que um dos fenômenos da ultima campanha do presidente americano Obama foi a iniciativa de criar o perfil “mybarackobama.com”. A conta se tornou um sucesso por centralizar informações e orientar eleitores.

“Então candidatos ao pleito 2014, vamos arregaçar as mangas e aproveitar este novo instrumento eleitoral, as mídias eletrônicas, atualmente representada principalmente pelo Facebook, pois a rede social é um campo aberto e vasto. O potencial do meio digital vai convergir para o candidato que souber aproveitar melhor essa plataforma”.

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