Em comunidade as famílias precisam dar e receber apoio

ASSOCIAÇÃO ASSISENSE DE AMOR-EXIGENTE. RUA BARÃO DO RIO BRANCO Nº 250, CENTRO – ASSIS/SP. Todas as Quintas-feiras, às 20:00 horas.

Valmir Dionizio

O Princípio de setembro no Amor-exigente é acatador – Em comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio. Sozinhos, sem compartilhar experiências, os pais se sentem perdidos e amedrontados. Entretanto, unidos e reunidos em grupos, encontrarão novos caminhos. O grupo de apoio ajuda seus participantes a refletirem sobre as dificuldades e as limitações de cada um. Oferece diferentes alternativas e encoraja através do generoso relato da experiência de cada membro. Os participantes elevam-se, além dos seus próprios problemas, para ajudar o outro e, conseqüentemente, todos saem do grupo com novas esperanças. o 9° Principio Ético Familiar é partilhar no grupo familiar eventuais situações incompatíveis com sua proposta de vida.

Amor-exigente é uma proposta comportamental, destinada aos pais, orientadores, educadores e familiares em geral como forma de prevenir e solucionar problemas com os filhos, alunos e pessoas queridos. São grupos de apoio e ajuda mútua, onde os pais, os professores e os familiares são encorajados a agir em vez de só falar; desencorajados de usar violência ou agressividade e levados a construir a cooperação familiar e comunitária.  .

MISSÃO: Ser um programa de proteção social, que apóia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida.

VISÃO: Ser referência segura para as pessoas que buscam melhorar os relacionamentos familiares e sociais.

Trabalhamos com 12 princípios básicos – que adaptamos para a realidade das famílias brasileiras. As reuniões que são pluralistas (ecumênicas) duram em média duas horas. A cada mês, os grupos devem desenvolver a prática de um princípio de acordo com as metas de comportamento. Exemplo: em setembro, praticar o nono princípio 9ºÂ  (“Na comunidade as famílias precisam dar e receber apoio”), com enfoques semanais no indivíduo, na família, na comunidade e no caráter leigo e voluntário do grupo. Assim como temos 12 princípios básicos, os grupos também devem seguir uma ética, baseada em 12 princípios éticos.

São grupos de apoio nos quais os próprios membros se ajudam, na tentativa de mudar seus comportamentos e, conseqüentemente, os comportamentos dos seus.  São grupos de ação. Não são grupos de falação ou oração. As reuniões são semanais. Nelas os familiares recebem informações, esclarecimentos e são orientados a não aceitarem comportamentos agressivos e violentos. Esta não aceitação acaba desencadeando no outro a decisão de mudar de atitude. Esclarecendo ainda que os membros do Grupo. são estimulados a praticarem o sigilo, onde reforçamos que: o que se ouve, o que se fala, quem se vê no grupo, ali permanece.

Fixar limites ou metas semanais, com o apoio e criatividade do grupo. Isto proporciona coragem e condições aos familiares, para que, passo a passo, eliminem as atitudes inadequadas. Analisando  os doze princípios básicos do AMOR-EXIGENTE,  e refletindo sobre eles, concluímos que aí estão expressas as principais causas dos desajustes individuais e familiares. Este programa (AE) propõe, portanto, a solução para isso. A família analisará os princípios e, ao vivenciarem a proposta, uma nova dinâmica atuará no relacionamento entre seus membros.

Para quem é o Amor-Exigente : FAMÍLIA – ESCOLA – PROFESSORES – EDUCADORES – JOVENS.  É para todos os que querem prevenir problemas e/ou querem trabalhar por sua Comunidade. A família e a escola devem ter a oportunidade de conhecer o AMOR-EXIGENTE. 

Valmir Dionizio – Coordenador – Voluntário.

 

ASSOCIAÇÃO ASSISENSE DE AMOR-EXIGENTE.

RUA BARÃO DO RIO BRANCO Nº 250, CENTRO – ASSIS/SP.

Todas as Quintas-feiras, às 20:00 horas.

VEJA TAMBÉM

Carlos R. Ticiano

Guerras & Epidemias…

Carlos R. Ticiano

A triste realidade…

#MAIS LIDAS DA SEMANA