Como escolher um terreno certo

Primeiro analisar o propósito da compra se é para uma construção residencial ou comercial.

Analise se é para uma construção residencial ou comercial.

Primeiro analisar o propósito da compra se é para uma construção residencial ou comercial.

Localização
A verificação do entorno do terreno é uma boa oportunidade de avaliar a localização do imóvel. Algumas análises podem ser descritas, tais como:

Qualidade dos imóveis, verificando os tipos de edificações de madeira ou alvenaria;
Ocupação de casas do local;
Analisar se no entorna do terreno tem prédios ou sobrados, isto influenciará na diminuição da incidência solar e modificando o tipo de projeto a se realizar;
Verificar a distância de algum centro comercial, como: farmácia, supermercado, shopping, bancos, cinema;
Verificar distância de serviços básicos, como: hospital, colégios, universidades, creches, policia, ponto de ônibus, aeroportos e rodoviárias;
Analisar a intensidade do trafego da rua;
Distância de bares, comércio, salão de festas;
Avaliar a distância para ou seu trabalho;

Inclinação do terreno
Procure escolher terrenos planos ou com aclives, pois são formações que auxiliam na criação de um projeto mais harmonioso e estético. Terreno com declive costuma enterrar a edificação e desvalorizam a casa.

Dimensão do terreno
Ao escolher um terreno, deve avaliar as dimensões frontais e longitudinais, procurando fachadas com no mínimo 10 ou 12 metros e laterais com 25 ou 30, para auxiliar na colocação de recuos laterais e frontais para aberturas de janelas que ajudarão a ventilação e iluminação da edificação.

Lei de uso do solo
A lei de uso do solo deve ser analisada na hora da compra, pois descrevem normas para utilização de um terreno, dando limitação e diretrizes para a construção de edificações, algumas normas estão descritas a baixo:

Recuos frontais, laterais;
Tipos de edificações, descriminação da quantidade de pavimentos;
Área permeável mínima do solo, para construções;
Dimensões mínimas para garagem e jardim de inverno;
Taxa de ventilação e iluminação;
Taxa de ocupação do solo.

Orientação solar
O terreno com a face voltada para o norte é mais fácil para a elaboração de um bom projeto arquitetônico que trará um maior conforto térmico e ambiental. Uma casa bem orientada auxilia a redução de problemas de saúde, umidade e falta iluminação.

Construção Convencional

Alvenaria Estrutural

1-Separação de estrutura e vedação, estrutura (vigas, pilares e lajes em concreto armado com ferragem) vedação, (tijolos comuns, blocos cerâmicos vazados). 1-Maior rendimento da mão de obra para execução de alvenaria, o profissional executa maior área quadrada por dia.
2-Retirada de formas e escoramentos após o mínimo de 21 dias. 2-A maioria das formas é feiras dentro das próprias canaletas dos blocos, eliminando formas de madeira e diminuindo a quantidade de aço utilizada.
3-Para execução da alvenaria, leva quantidade maior de massa de assentamento. 3-Para execução da alvenaria, leva menor quantidade de massa de assentamento pois a medida do bloco é maior.
4-São necessárias formas de madeira para pilares e vigas. 4-A obra como um todo é modulado de acordo com o tamanho do bloco, levando a uma menor possibilidade de erro de medidas.
5-As tubulações elétricas e hidráulicas, são instaladas após a alvenaria executada, fato que leva a necessidade de se cortar as paredes para embutir a tubulação e conseqüentemente gerando desperdício de materiais, mão de obra e maior quantidade de entulho. 5-As tubulações elétricas e hidráulicas, são instaladas ao mesmo tempo em que vai se levantando a alvenaria, conseqüentemente gerando economia e menor desperdício de mão de obra e materiais.
6-Necessita de chapisco interno e externo para execução do reboco. 6-Não necessita chapisco interno o que leva a possibilidade da aplicação de gesso nas paredes e pintura logo após. Se comparado ao reboco é uma alternativa mais econômica pois além dos materiais empregados para o reboco serem mais caros que o gesso, ainda há a necessidade de aplicar massa corrida para se obter o mesmo resultado final. Nas áreas revestidas com azulejos ou similares há necessidade de chapisco.
7-Tem menor porcentual de industrialização / racionalização e maior uso de mão de obra o que leva mais tempo. 7-Revestimentos com baixas espessuras devido ao perfeito esquadrejamento dos blocos e da obra como um todo.
8-Maior racionalização e industrialização gerando maior rendimento da mão de obra, possibilidade de programação de gastos em cada etapa e diminuindo o desperdício.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA