IPVA com desconto começa a vencer hoje; redução é de 3% à vista

Nesta sexta (11), dono de carro placa final 1 pode pagar com desconto. Valor pode ser consultado no site da Fazenda.

Começa hoje o período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2013. Hoje também vence o prazo de pagamento da cota única para quem vai quitar o imposto à vista, com desconto de 3%. As datas de vencimento variam conforme o final da placa do veículo (veja na tabela abaixo). Para os economistas, é compensador pagar o imposto à vista, com o desconto. Mas para os proprietários de carros de placa final 1 que preferirem parcelar o tributo em três vezes (janeiro, fevereiro e março), o prazo final para o pagamento da primeira parcela encerra hoje.

A Secretaria da Fazenda está enviando cerca de 16 milhões de avisos de vencimento. Esse é apenas um lembrete — não é boleto nem guia de pagamento — com informações sobre o valor do imposto. Caso não tenha recebido o comunicado, é possível consultar o valor no site da Fazenda. É preciso ter em mãos o número do Renavam e o CPF (ou CNPJ, se for o caso).

Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa se fixa em 20% do valor do imposto. Além disso, o contribuinte fica impedido de efetivar seu licenciamento e sujeito à apreensão do carro. Segundo a secretaria, o cálculo do IPVA considera o tipo de veículo e o combustível. A consulta aos valores do IPVA 2013 está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo: http://www3.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/.

Seguro
A partir deste ano também será possível parcelar o Seguro DPVAT, mesmo que o pagamento do IPVA não tenha sido dividido, mas a opção não é válida para veículos no primeiro licenciamento nem para automóveis, pois ela recorre sobre valores de, no mínimo, R$ 210,00 (o seguro para automóveis é menor). Donos de motos, por exemplo, terão o benefício. Nesses casos, o DPVAT pode ser dividido em 3 parcelas iguais, mensais e consecutivas, observado o valor mínimo de R$ 70,00 (setenta reais) por parcela.

#MAIS LIDAS DA SEMANA