Fema recebe atendimentos da Saúde da Família da Vila Progresso

Em virtude das obras de ampliação e reforma da USF Progresso, procedimentos como consultas e coleta de Papanicolau estão acontecendo na Clínica de Enfermagem da Fema

Coordenadora Profª Rosangela, Enfermeira Claudia da USF e vice-diretora Profª Drª Elizete (Foto: Divulgação)

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema acolheu temporariamente parte dos atendimentos da Unidade de Saúde da Família – USF do bairro Progresso.

O oferecimento dos serviços da USF no campus da Fema foi motivado pelas obras de reforma e ampliação do prédio da Unidade. Desde o dia 22, usuários desta Unidade estão sendo informados da mudança e estão recebendo atendimento na Clínica de Enfermagem e sala 14 no campus da Fema.

Segundo a vice-diretora da Fema e professora do curso de Enfermagem, Profª Drª Elizete de Mello a Fundação prontamente acolheu parte dos atendimentos realizados a comunidade pela Unidade de Saúde. “Estamos felizes em contribuir, permitindo que os atendimentos não  sejam prejudicados em virtude da reforma, visto que a prestação destes serviços são fundamentais para a comunidade. Assim boa parte das ações da USF da Progresso estão sendo realizadas no campus da Fundação e neste acolhimento conseguimos oferecer aos profissionais da USF espaços adequados na Clínica e Laboratório do curso de Enfermagem, direcionados aos atendimento de saúde e que foram otimizados com a recepção desta unidade e com a prestação destes serviços a comunidade da Vila Progresso”.

Em virtude do início das aulas na Fema os atendimentos da Unidade de Saúde da Família da Progresso estão ocorrendo num horário diferenciado, das 7h às 14h. Segundo a enfermeira da Unidade Claudia Silva Gonçalves, os agendamentos, retirada de receitas e procura por exames é realizado toda sexta-feira na Rua Ponta Grossa, 500 que fica no bairro, próximo do prédio da USF da Progresso, das 10h às 13h. Segundo ela em função da necessidade de materiais e aparelhos específicos outras demandas como, coleta de sangue para exames, curativos, retirada de pontos e inalação estão ocorrendo nas Unidades de Saúde do Vitória e Jardim Paraná, que também estão servindo de ponto de apoio neste período. Já os demais atendimentos são realizados na Fema. “Estamos utilizando algumas salas e a Clínica de Enfermagem da Fema para oferecer da melhor maneira possível os atendimentos prestados pela Unidade, consultas médicas, vacinação infantil, coleta de Papanicolau”.

A enfermeira e ex-aluna da Fema, Aline Biondo todos os atendimentos da USF estão acontecendo normalmente, incluindo as atividades realizadas pela equipe da Unidade de prevenção do câncer de colo de útero, as atividades de imunização, de promoção de saúde na detecção de diabetes, hipertensão. Aline afirma que foi uma honra retornar ao espaço acadêmico de formação e que a acolhida foi oportuna visto que a Fundação está muito próxima do prédio da Unidade o que não dificulta o acesso dos usuários e onde também existe uma estrutura física adequada para os atendimentos, que temporariamente ocorrerão na Clínica de Enfermagem da Fundação.

A coordenadora do curso de Enfermagem da Fema, Profª Rosangela Gonçalves da Silva explica que a Unidade de Saúde da Família da Vila Progresso sempre esteve de portas abertas para o curso de Enfermagem da Fundação. “Através da Clínica nós realizamos diversos atendimentos na USF da Progresso e com a comunidade que faz parte da sua área de abrangência e sempre fomos muito bem recebidos. Neste momento é uma satisfação poder acolher parte da estrutura de atendimento desta Unidade e retribuir os espaços que sempre foi permitido aos nossos alunos. Com exceção do atendimento odontológico que também é oferecido pelo USF, os demais estão ocorrendo na Fema. Para nossos alunos esta será também uma grande oportunidade de acompanhar e participar deste trabalho que é realizado junto à população desta região, na qual a Fundação está inserida. Ampliando os conhecimentos dos futuros enfermeiros sobre o atendimento prestado à família e também seu entendimento sobre o processo de trabalho”.

O curso de Enfermagem da Fema busca formar profissionais responsáveis e comprometidos com a coletividade. O curso tem a duração de cinco anos e tem 100% de aulas presenciais. Para saber sobre o curso de Enfermagem acesse fema.edu.br.

#MAIS LIDAS DA SEMANA