AME Assis promove palestra para profissionais da saúde

Eventos referenciaram o Dia do Profissional da Saúde, comemorado em dia 12. A “Semana do Profissional da Saúde”, da instituição contou com parcerias.

AME Assis promove palestra para profissionais da saúde
AME Assis promove palestra para profissionais da saúde

Há alguns anos, o Dia 12 de Maio era referenciado como o Dia do Enfermeiro, em homenagem à Florence Nightingale, uma inglesa considerada a idealizadora da enfermagem moderna. Nos últimos anos, a data vem abrangendo todo profissional que atua na área da saúde, já que todos são essenciais no ambiente e no cuidado do paciente, seja no Hospital, Ambulatório, Maternidade, Unidades Básicas.

Entende-se como profissional da saúde todo o corpo técnico, que trabalha em benefício do paciente: enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticas, técnicos de radiologia, assim como as equipes administrativas, que organizam, administram e gerenciam os serviços.

AME Assis promove palestra para profissionais da saúde
AME Assis promove palestra para profissionais da saúde

Segundo a gerente administrativa do Ambulatório, Andréia de Camargo Souza, no processo de humanização o cuidado e a saúde do profissional, que atua na área, é fundamental. Profissionais saudáveis, valorizados fazem toda a diferença e garantem a qualidade do atendimento e do cuidado ao paciente. “Entendemos que todos nossos colaboradores são profissionais da saúde, visto que, aquele que faz a seleção no RH ou o colaborador que faz a compra do material hospitalar ou, ainda, a funcionária do setor de telefonia que avisa o paciente o dia da sua consulta e outros, são essenciais no processo de atendimento, acolhimento e cuidado ao paciente, e por isso todos devem ser reconhecidos e homenageados”.

Neste sentido, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Assis organizou uma semana de atenção aos seus colaboradores com palestras, que contemplaram temas motivacionais e sessões de Massoterapia. Para a realização da programação do evento, denominado “Semana do Profissional da Saúde”, a instituição contou com diversas parcerias.

Durante os dias 09 e 13 de maio foram realizadas três palestras: Do que eu não abriria mão?, com a psicóloga Heidi Miriam Bertolucci Coelho; “Enfermagem – Princípios da Ética e Bioética”, com o enfermeiro Estéfano de Lira Fernandes; e “Quem roubou minha motivação?”, com a coach Glaucia Passarelli; e uma atividade de Massoterapia, promovida pelos alunos do curso de Fisioterapia da Universidade Paulista – UNIP.

O Ambulatório Médico de Especialidades – AME é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de desafogar a rede de saúde, com o oferecimento de consultas e exames em diversas especialidades, através do S.U.S (Sistema Único de Saúde).

Inaugurado em junho de 2013, o AME Assis é gerenciado pela Organização Social de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis, acompanhado pela Direção Regional de Saúde – DRS e éreferência para 13 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Lutécia, Ibirarema, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã.

Atualmente, são oferecidas na unidade 18 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição).
Para mais informações sobre o ambulatório, acesse www.saude.sp.gov.br ou www.santacasadeassis.org.br.

#MAIS LIDAS DA SEMANA