Cientistas da Nasa encontram água oxigenada em lua de Júpiter

Segundo os cientistas, a substância poderia funcionar como importante fonte de energia para micro-organismos

Água oxigenada foi encontrada em lua de Júpiter (Foto: Divulgação/Nasa)

A Nasa divulgou nesta sexta-feira, 5, a descoberta de peróxido de hidrogênio em abundância em uma das luas de Júpiter. Essa substância é popularmente conhecida como água oxigenada e pode funcionar como uma importante fonte de energia para micro-organismos.

A lua de Júpiter rica em água oxigenada é a Europa, já conhecida por ter um oceano debaixo de sua crosta de gelo. Esses oceanos têm entre 2 e 3 vezes mais água do que os da Terra.

Segundo as pesquisas, embora não haja confirmação de vida no satélite, ele é considerado um dos principais astros candidatos a abrigar vida em todo o Sistema Solar.

Essa água oxigenada foi identificada em pontos da superfície, longe dos oceanos.

“A disponibilidade de oxidantes como o peróxido na Terra foi uma parte fundamental da ascensão de formas de vida complexas e multicelulares”, afirmou Kevin Hand, do Laboratório de Propulsão de Jatos da Nasa e autor principal do estudo, publicado pela revista científica “Astrophysical Journal Letters”.