Campanha de Vacinação contra Influenza termina no dia 26 de abril

Dados da Secretaria Municipal da Saúde registram que, desde o início da Campanha no dia 15, foram aplicadas 6.893 doses.

A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde divulgou nesta terça-feira que foram aplicadas 6.893 doses de vacina contra Influenza. “Este número é computado desde o início da Campanha, no dia 15, inclusive do sábado, dia 20, quando fizemos o Dia D de Vacinação“, afirmou Nilsa Correa Lourenço Leite, enfermeira da Vigilância.

Foram vacinadas 636 crianças na faixa etária de 06 meses a 02 anos, o que representa 34,81% do público alvo; 643 trabalhadores da saúde, ou 21,75%; 914 gestantes, ou 37,86%; 150 puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), ou 55,33%, 5.185 idosos, ou 38,09%.

Convidamos a população para aproveitar esta oportunidade. O clima já está mudando e é preciso que todos estejam imunizados. Lembramos que a vacina oferecida no ano passado não vale para este ano, por isso a necessidade de nova vacinação“, explicou a enfermeira.

A Campanha de vacinação vai até o próximo dia 26 e a vacina pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde, além das Unidades de Saúde da Família, COHAB/Gloria, Eldorado e Progresso, das 08h00 as 17h00.

“Lembramos que a nossa população do grupo prioritário para o recebimento da vacina é de 19.461, porém, até o dia 22, apenas 6.893 pessoas haviam procurado as Unidades de Saúde para receberem a vacina, o que corresponde a 35,42%”, disse. 

Sintomas da Gripe

  • Febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A febre é um dos sintomas mais recorrentes, presente em 92% dos casos. No surgimento de qualquer sintoma, recomenda-se procurar a unidade de saúde próxima.

Cuidados preventivos contra a Gripe

  • Os vírus que causam a gripe podem sobreviver de2 a8 horas em locais como maçanetas, mesas, corrimões, dentre outros. Então, lave as mãos rigorosamente e com freqüência; use água e sabão e esfregue bem entre os dedos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos;
  • Durma bem, evite o estresse, faça exercícios e coma alimentos saudáveis;
  • Evite aglomerações de pessoas, mantenha o ambiente arejado, com as janelas abertas;
  • Não partilhe copos, talheres e toalhas com outras pessoas, sem antes lavá-los com água e sabão.

#MAIS LIDAS DA SEMANA