Fema faz parceria solidária à Doação de Sangue

Fara divulgar a parceria e convidar os alunos para participarem da Campanha de doação de sangue

Fema firmou parceria com a Agência Transfusional da Santa Casa. Na foto enfermeiro Edmar junto das professora Caroline, vice-diretora Elizete e coordenadora Rosangela.

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema firmou parceria com a Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Assis com o objetivo de sensibilizar e promover grupos doadores entre a comunidade Acadêmica da Fundação.

A parceria irá envolver neste primeiro momento os alunos do curso de Enfermagem da Fema, posteriormente alunos dos demais cursos também serão convidados a participar da Campanha.

Segundo a vice-diretora da Fema e professora do curso de Enfermagem, Drª Elizete Mello da Silva, a parceria optou por iniciar a sensibilização pelos alunos do curso de Enfermagem, pois os mesmos estão intimamente ligados á área da saúde e a questão da doação de sangue. Para ela é extremamente importante que os alunos sejam os primeiros a se sensibilizar e a compreender que o ato de doar salva muitas vidas.

Para divulgar a parceria e convidar os alunos para participarem da Campanha de doação de sangue, a Coordenação do curso de Enfermagem convidou o enfermeiro da Agência Transfusional da Santa Casa de Assis, Edmar Luis de Pliveira para realizar uma conversa com os alunos. O Enfermeiro falou com alunos de todos os anos de Enfermagem e explicou a importância da doação de sangue e os procedimentos, desde o momento da doação até a utilização do sangue nos Hospitais.

O Enfermeiro Edmar visitou as salas para divulgar a parceria e sensibilizar os alunos sobre a importância da doação de sangue.

A parceria entre Agência e Fema foi possível por iniciativa da professora Caroline Lourenço de Almeida, que colocou o enfermeiro Edmar em contato com a coordenadora de Enfermagem, Profª Rosangela Gonçalves da Silva e com a vice-diretora Drª Elizete, que prontamente abraçaram a causa. Segundo a Direção da Fema a colaboração neste tipo de Campanha, faz parte do preceito de colaboração, integração e solidariedade junto da comunidade a qual a Fundação está inserida.

A proposta da parceria prevê que grupos de alunos de Enfermagem sejam organizados e encaminhados ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis para realizarem a doação. Os grupos deverão manter intervalos de 15 dias, de forma que os alunos da Fema promovam constantemente um estoque de sangue ao Hemonúcleo. O objetivo é que após o período de descanso obrigatório aos doadores, estes alunos voltem para uma nova doação e finalmente adotem o hábito de ajudar ao próximo doando sangue.

Durante a visita do Enfermeiro na Fema a professora Rosangela falou que os alunos  do curso de Enfermagem foram escolhidos para começar a Campanha e levantar esta bandeira pois os mesmos representam a saúde na Fundação e devem representar o cuidado com o ser humano e a valorização à vida.

O enfermeiro Edmar agradeceu a parceria com a Fema e em nome da Drª Maristela Martins da Silva, diretora do Hemonúcleo de Assis e da coordenadora Nívea Maria Ortiz Palodetto, falou da importância que as doações tem para o Hemonúcleo. Para o Enfermeiro, o importante é sensibilizar a doação voluntária, conscientizando as pessoas que doar sangue é um ato de cidadania, de auxilio e ajuda ao próximo. Ele ainda lembrou que a doação pode ser feita durante todo o ano. E que os meses mais críticos são de novembro a fevereiro, quando as pessoas geralmente estão em período de férias e tem menos disponibilidade para doar. Coincidentemente este período é também o que eles mais precisam de doação.

Edmar informa que outras empresas, instituições e membros da sociedade civil que desejarem firmar parceria e colaborar com a Campanha de Doação de Sangue podem procurar a Agência Transfusional da Santa Casa de Assis. Já para doar sangue, os interessados devem procurar diretamente o Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis de 2ª a 6ª feira das 7h às 13. No mês de abril o Hemonúcleo funcionará aos sábados das 7h às 12h. Para os demais sábados os interessados devem entrar em contato antecipadamente para confirmar o funcionamento.

Sobre a parceria a coordenadora Rosangela lembrou que a Fema tem se mobilizado e firmado diversas parcerias com instituições da comunidade com objetivos acadêmicos e sociais, como é o caso da Campanha de Doação de Sangue e dos diversos eventos, de informação e prevenção à saúde, realizados no município. Segundo ela estas parcerias são maneiras encontradas pela Fundação para contribuir com a comunidade assisense. “Nesta parceria desejamos ajudar o Hemonúcleo garantindo o estoque de sangue necessário ao suprimento de Assis e região. Sabemos que ainda falta conscientização sobre a importância da doação e é justamente neste aspecto que a Fema deseja colaborar, doando e divulgando esta Campanha que pode salvar vidas!”, finalizou a coordenadora.

Doação: Para doar basta estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

#MAIS LIDAS DA SEMANA