Fique conectado

Saúde

Estado prorroga campanha de vacinação contra gripe

Idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e doentes crônicos poderão se imunizar até o dia 17 de maio

Publicado em

113

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 17 de maio. De acordo com balanço da pasta, baseado nos dados informados pelos municípios paulistas, desde o início da campanha até esta segunda-feira, dia 13 de maio, 6,4 milhões pessoas já foram vacinadas em todo o Estado.

A cobertura vacinal é menor entre as gestantes, com 293,9 mil doses aplicadas, o que significa 64% da meta para este grupo. Entre os demais públicos-alvos da campanha, já foram vacinados, em todo o Estado de São Paulo, 3,5 milhões idosos com 60 anos ou mais; 662,4 mil crianças a partir dos seis meses e menores de dois anos de idade; 594,7 mil trabalhadores da saúde; 1,2 milhões de doentes crônicos; 67,7 mil puérpuras e 5,3 mil indígenas.

Ao longo da campanha a Secretaria pretende imunizar contra a gripe cerca de 7 milhões de paulistas. O número corresponde à meta de 80% dos 8,7 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas, pacientes diagnosticados com doenças crônicas e profissionais de saúde do Estado.

A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de2009, acampanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus influenza: A H3N2 e B. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, até o dia 17.

“Apesar da campanha ter sido prorrogada, é muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora. Isso porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação. Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção.”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

Regiões Doses Aplicadas
Capital 1,6 milhões
Grande ABC 347,7 mil
Alto Tietê 326,8 mil
Franco da Rocha           67,7 mil
Osasco 355,5 mil
Araçatuba 126,6 mil
Araraquara 141,3 mil
Assis 89,8 mil
Barretos 77,4 mil
Bauru 170,7 mil
Botucatu 91,1 mil
Campinas 571,1 mil
Franca 98,8 mil
Marília        110,2 mil
Piracicaba 191,9 mil
Presidente Prudente 125,1 mil
Registro 54,3 mil
Ribeirão Preto 198,3 mil
Santos         371,5 mil
São João da Boa Vista 128,9 mil
Vale do Paraíba e Litoral Norte 430,4 mil
São José do Rio Preto 270,9 mil
Sorocaba 358,6 mil
Publicidade

Saúde

SAMU Assis ganha duas novas ambulâncias

A entrega será no dia 18 de dezembro na cidade de Sorocaba.

Publicado em

Assessoria
SAMU Assis ganha duas novas ambulâncias

Nesta semana o secretário de Saúde, Adriano Romagnoli, assinou termo de doação do Governo Federal de doação de duas novas ambulâncias para o SAMU Assis, uma básica e outra avançada.

A entrega será no dia 18 de dezembro na cidade de Sorocaba. A cada 5 anos o Governo Federal tem por pactuação fazer a renovação da frota do Samu, que é de sua responsabilidade.

A região que faz parte do Civap também irá usufruir desses novos equipamentos de saúde, que ficará na sede do Corpo de Bombeiros de Assis por ser sede da microrregião em que as cidades do Civap estão inseridas.

Continue lendo

Saúde

UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

Será realizado testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro.

Publicado em

Assessoria
UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

A Unidade Básica de Saúde já iniciou a mobilização Dezembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Apresar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus HIV causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

A equipe da UBS Jardim Paraná realizará testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro, e também fará um trabalho de conscientização da população através de palestras e vídeos.

Continue lendo

Saúde

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em Assis e região

Dia “D” da segunda fase da campanha de vacinação será realizado em todo estado de SP.

Publicado em

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução
Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução

Os postos de saúde do Centro-Oeste Paulista vão realizar, neste sábado (30), o Dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo do estado de São Paulo. As unidades ficarão abertas das 8h às 17h.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da campanha, que começou no dia 18 de novembro em todo o estado. Essas pessoas precisam ter duas doses da tríplice viral na carteira de vacinação. Se tiverem apenas uma, é necessário procurar um posto de saúde para se imunizar.

No estado de São Paulo, já foram confirmados 12.727 casos de sarampo, além de 14 mortes desde agosto, decorrentes de complicações da doença. No Centro-Oeste Paulista, o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde confirmou 122 casos em 25 cidades. (Confira a lista completa abaixo).

Em Assis (SP), foi registrado 1 caso de sarampo.

Em Ourinhos (SP), já foram registrados 13 casos de sarampo e a procura pela vacina está baixa. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde do município, a cidade tem 17 mil jovens na faixa etária de 20 a 29 anos, que precisam procurar os postos de saúde.

No Dia “D”, apenas o Centro de Saúde I vai estar aberto em Ourinhos. Ele fica localizado na Rua Venceslau Braz, 33, no centro da cidade.

Em Marília, as unidades de saúde também vão participar da campanha. Segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica do município, 160 pessoas foram se vacinar entre os dias 18 e 21 de novembro. Desse total, 45 usuários realmente necessitaram tomar a vacina.

Em Bauru, Botucatu e Jaú, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a campanha de vacinação. Já em Paraguaçu Paulista, as equipes do Departamento Municipal de Saúde farão o atendimento à população, das 8h às 16h na UBS Popular, ESF Barra Funda 2, ESF Vila Nova 3 e ESF Fercon.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas