
A cada semana que passa os casos positivos de dengue continuam avançando em Assis (SP). De acordo com o último boletim divulgados nesta segunda-feira (07), pelo Comitê Assisense de Vigilância Ambiental e Saúde (CAVAS) com dados da Secretaria Municipal da Saúde, em menos de um mês, os casos confirmados praticamente dobraram, passando de 211 para 431.
Desde o início do ano até o dia 07 de abril, mais de 800 casos foram notificados como suspeitos. Os casos de dengue estão mais concentrados nos bairros como Complexo Prudenciana e Vila Operária, na região do Jardim Paraná e Vila Progresso, na região do Jardim Canadá e Palhares, Vila Claudia e Jd Monte Carlo.
De acordo com o CAVAS, o inseticida até mata o mosquito contaminado no momento da aplicação, mas isso não dispensa os cuidados de eliminação de todos locais que acumulam água. “Se há mosquito, é sinal que há água parada” enfatiza o aviso do Comite.
Ainda segundo o boletim, a Secretaria Municipal da Saúde deve realizar essa semana visitas com o objetivo da redução e tratamento de criadouros, além da aplicação de inseticida na região do Jardim Europa, seguindo para Vila Claudia e Jardim Monte Carlo.
Conheça os Sintomas da Dengue
Febre, dor no corpo, dor de cabeça, prostração são manifestações da dengue. Dor abdominal intensa, sangramento, tonteira são sinais de gravidade. As pessoas que apresentarem esses sinais e sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Para reduzir o risco de agravamento do quadro clínico, a orientação é que, aos primeiros sinais da doença, seja reforçada a ingestão de líquidos: água, água de coco, chás, sucos, sais de reidratação oral (soro oral) ajudam no processo de hidratação do corpo.