Secretaria Municipal da Saúde de Assis é destaque em Congresso Estadual

Entre mais de 400 projetos, experiência promovida pela Secretaria da Saúde de Assis foi destaque e concorreu ao IV Prêmio David Capistrano.

Secretaria Municipal da Saúde de Assis é destaque em Congresso Estadual

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis foi destaque no XXVIII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMSSP), que aconteceu em Ubatuba, entre os dias 2, 3 e 4 de abril.

Entre mais de 400 projetos apresentados por 60 municípios do Estado, a Secretaria Municipal da Saúde de Assis se destacou com o projeto de Experiência de Gestão Colegiada, que tem o objetivo de propiciar a melhora no atendimento às demandas e necessidades internas e externas dos serviços ofertados a população usuária do SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto se iniciou ainda no ano passado, quando a Secretária Municipal da Saúde, Denise Fernandes Carvalho, ao assumir a pasta, convidou a equipe técnica a repensar numa maneira para que todos pudessem entender o processo de fazer gestão, se responsabilizando pelo todo, visando evitar a fragmentação dos serviços e o descompromisso em consequência da falta de informação.

“A partir de reuniões iniciais, nasceu a ideia da criação de um Colegiado Gestor na Secretaria como forma de Gestão participativa Colegiada proporcionando a construção de um ambiente organizacional incentivando os profissionais a agirem tecnicamente como facilitadores na criação de alternativas de ações inovadoras, reforçando a lógica da Educação Permanente e a Humanização das práticas de saúde visando desta forma a melhoria na qualidade dos serviços prestados”, explica Denise Fernandes.

A metodologia se deve a partir da formação do colegiado, onde foram desencadeadas de forma descentralizada e participativa ações importantes como a elaboração da Programação Anual de Saúde – PAS 2013 e PAS 2014; o plano municipal de saúde 2014-2017 e oficinas temáticas ao SUS.

As reuniões do Colegiado acontecem semanalmente na Secretaria Municipal da Saúde, onde promovem trocas de experiências, tornando-se, assim, um espaço pedagógico, e um lugar onde se aprende e se ensina, de socialização e de conhecimentos, sempre com o principal objetivo de garantir a maior qualidade de vida da população assisense.

#MAIS LIDAS DA SEMANA