Tupã, Ourinhos e Assis se reúnem em evento de Humanização

A reunião contou a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre elas Cleusa Maria Gomes de Abreu, do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde.

A reunião contou a participação de aproximadamente 20 pessoas (Foto: Divulgação)
A reunião contou a participação de aproximadamente 20 pessoas (Foto: Divulgação)

No dia 05 deste mês, membros das Comissões de Humanização dos Ambulatórios Médicos de Especialidades de Assis, Tupã e Ourinhos estiveram na Diretoria Regional de Saúde – DRS IX, em Marília, onde se reuniram para um encontro denominado “Coletivo de AMEs”, um espaço idealizado pelo Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde –SES de São Paulo para troca de experiências na área de Humanização.

Tupã, Ourinhos e Assis se reúnem em evento de Humanização (Foto: Divulgação)
Tupã, Ourinhos e Assis se reúnem em evento de Humanização (Foto: Divulgação)

A reunião contou a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre elas Cleusa Maria Gomes de Abreu, do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde – Governo do Estado de São Paulo, Dr. Manoel Geraldo de Freitas Ferreira – diretor técnico II, e da Dra. Maria Elizabeth da Silva Hernandes Correa – técnica CDQ DRS IX/ Marília.

O principal objetivo do evento foi o compartilhamento das práticas promovidas pelas Comissões de Humanização dos AMEs e incentivo ao trabalho em rede.

Neste sentido, os AMEs refletiram sobre a necessidade de um trabalho de aproximação com os demais serviços de saúde, com o objetivo de identificar e solucionar possíveis causas para ausências (Absenteísmo), melhorando ainda mais o atendimento e promovendo mais agilidade no encaminhamento as vagas.

Também foram assuntos do Coletivo, a discussão sobre as Linhas de Cuidado e Alta Qualificada, com o objetivo de garantir que o paciente continue a receber o cuidado necessário segundo seu diagnóstico e  resolutividade, após receber alta nos AMEs.

Outro assunto da reunião foi a preocupação dos AMEs sobre as filas de espera por cirurgias e exames de alta complexidade, que não são realizados nos Ambulatórios.

O encontro terminou com a fala da representante do Núcleo Técnico de Humanização da SES, Cleusa de Abreu, que elogiou e enfatizou a importância do trabalho focado na Política de Humanização, desenvolvido pelos AMEs, assim como a necessidade das equipes dos Ambulatórios estarem mais próximas dos atores da rede de saúde, principalmente nos Municípios de Referência.

Representaram o AME Assis nesta reunião a gerente Administrativa Andréia de Camargo Souza, Arlene Maria da Silva – analista de Desenvolvimento Social; a analista de Qualidade Isabela Paião, a analista de Comunicação Analu Braz Rodrigues e a assistente social Natália Cristina Ferreira.

O Ambulatório Médico de Especialidades – AME é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de desafogar a rede de saúde, com o oferecimento de consultas e exames em diversas especialidades, através do S.U.S (Sistema Único de Saúde).

O AME Assis, inaugurado em 2013, é gerenciado pela Organização de Saúde Santa Casa de Misericórdia de Assis e acompanhado pela Direção Regional de Saúde – DRS -IX, beneficiando uma região de aproximadamente 250 mil habitantes.

O AME Assis é referência para 13 municípios da região, sendo: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina e Tarumã. Atualmente, são oferecidas na unidade 18 especialidades médicas (Acupuntura, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Neurologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Proctologia, Radiologia, Urologia, Anestesiologia, Infectologia, Pneumologia, Reumatologia, Cirurgia Geral.) e cinco não médicas (Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Nutrição). Na unidade são realizados exames, como: Audiometria, Biometria, Cistoscopia, Colonoscopia, Doppler Vascular, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Mamografia, Raio x geral, Tomografia / Tomografia contrastada e outros; e cirurgias de Catarata e Pterígio.

O atendimento no AME Assis ocorre somente por meio de encaminhamento dos Postos de Saúde: UBS (unidade Básica de Saúde), PSF (Posto de Saúde da Família).

Em Assis, o Ambulatório está localizado na Vila Rodrigues, na Rua Elias Machado de Pádua, 540.

#MAIS LIDAS DA SEMANA