Vereador cobra mutirão para Cirurgias de Catarata em Assis

O objetivo do mutirão é amenizar o sofrimento daqueles que estão há meses na fila de espera.

Vereador Alexandre Cachorrão

O vereador Alexandre Cachorrão, durante a sessão desta segunda, 22, lamentou a falta de cirurgias de cataratas no município e reivindicou da Secretaria Municipal de Saúde a realização de um mutirão para a realização deste procedimento cirúrgico.

A catarata, que atinge principalmente pessoas acima de 60 anos, é uma lesão que deixa opaco o cristalino, o que pode levar a pessoa a ter desde uma visão levemente turva até quadros mais graves que comprometem a visão. As causas da catarata podem ser congênitas, decorrentes do envelhecimento ou relacionadas a doenças como a diabetes.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil surgem 120 mil novos casos por ano da doença que atinge 17,6% da população de 55 e 65 anos; 47,1% no grupo entre 65 e 74 anos; e 73,3% das pessoas acima de 75 anos.

Segundo Alexandre, a única medida contra a doença é a cirurgia e muitas pessoas não tem acesso a hospitais particulares, tendo de esperar meses na fila do SUS. A cobrança do vereador é no sentido de acelerar as cirurgias e que se crie um mutirão médico para atender a população de forma ampla, com o objetivo zerar a fila de espera.

“Há muitas pessoas idosas no município que não podem esperar, e principalmente por conta da diabetes correm o risco de ficar sem visão, por este motivo o mutirão poderá amenizar o sofrimento destas pessoas”, disse Alexandre.

O vereador está enviando um requerimento à Secretaria de Saúde solicitando urgência na realização das cirurgias e informações sobre a fila de espera.

#MAIS LIDAS DA SEMANA