Projeto Visão do Futuro conclui primeira etapa com alunos do 1º ano

Mais de mil alunos de 19 escolas municipais de Assis, realizaram os exames a fim de diagnosticar a necessidade da utilização de óculos de grau.

Projeto Visão do Futuro conclui primeira etapa com alunos do 1º ano

Recentemente testes de acuidade visual foram realizados nos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino. No total, mais de mil alunos de 19 escolas municipais, realizaram os exames a fim de diagnosticar a necessidade da utilização de óculos de grau na fase da alfabetização.

Projeto Visão do Futuro conclui primeira etapa com alunos do 1º ano

O Projeto é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade, que em parceria com as secretarias municipais da Educação, da Saúde, alunos do curso de Medicina da FEMA, Associação dos Amigos Deficientes Visuais de Assis e região (A.A.D.V.A.R.), médicos oftalmologistas da rede privada, Victor Coronado Antunes, Eduardo Andreghetti e Juliana Antunes, além da participação do Banco Credicana e Ótica Carol.

Em 25 de abril, alunos do curso de Medicina da FEMA e professores da rede Municipal de Ensino foram capacitados para a realização dos testes de acuidade visual nos alunos em sala de aula.

O treinamento foi ministrado pelos médicos oftalmologistas parceiros no projeto, do Instituto de Oftalmologia de Assis (IOA).

Após receberem a capacitação, alunos do curso de Medicina e tutores realizaram os testes de acuidade visual nos dias 15, 22 e 25 de maio em cada unidade escolar.

A presidente do Fundo Social, Luciana Barreto Fernandes, idealizadora do Projeto, explica que a próxima fase será direcionada aos alunos que acusaram dificuldade durante o 1º teste e irão para o re-teste com professores da Rede Municipal de Ensino.

“Todos os alunos que constados déficit na visão, serão encaminhados aos médicos oftalmologistas parceiros, para que em seguida, possam providenciar os óculos de grau ou o tratamento específico”, reforça Luciana.

Ela ressalta ainda que a aquisição dos óculos tem custo zero aos alunos, pois serão custeados pelo Banco Credicana e viabilizados pela Ótica Carol, parceiros no Projeto Visão do Futuro.

“É uma grande satisfação ver que o projeto está caminhando e com parceiros que acreditam em nossas ações. Cada parceiro tem nos apoiado de maneira muito satisfatória e agradeço a cada um por sua contribuição voluntária. Pois estamos oferecendo oportunidade de ajudar os alunos já no início da alfabetização, quando na maioria das vezes, por terem dificuldade de enxergar, sentem-se desmotivados nos estudos”, agradece.

Luciana conta que a idealização do projeto se deu após experiência com uma de suas filhas, que na época, com poucos recursos, precisou passar por exames e foi necessária a utilização de óculos de grau desde pequena.

“Vivi isso dentro da minha casa e não meço esforços para desenvolver esse projeto. Quanto mais parceiros e pessoas envolvidas tivermos, mais benefícios para a nossa população, tanto no Projeto Visão do Futuro, quanto em outros que estão por vir”, enfatiza.

Projeto Visão do Futuro conclui primeira etapa com alunos do 1º ano
Projeto Visão do Futuro conclui primeira etapa com alunos do 1º ano

#MAIS LIDAS DA SEMANA