Carreta oferece exames de mamografia gratuitos em Cruzália e Lutécia

Mulheres com mais de 50 anos não precisam de encaminhamento para a realização dos exames. Confira o endereço onde as unidades estão estacionadas.

As moradoras de Cruzália e Lutécia (SP) terão a oportunidade de realizar exames gratuitos de mamografia nas carretas da Secretaria Estadual de Saúde que estão estacionadas nestas cidades. Trata-se de um mutirão por conta da campanha do “Outubro Rosa”, que visa a conscientização e prevenção do câncer de mama.

O atendimento é voltado para as mulheres a partir dos 50 anos. Em Lutécia, o atendimento ocorre na Rua Albino Giroto, s/nº, no centro da cidade, onde permanecerá até o dia 20 de outubro. Já em Cruzália, uma unidade está instalada na Rua José Soares Cassiano, 620 – Jardim Santo Ângelo, até o dia 14 de outubro.

As carretas oferecem exames de mamografia de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame nas unidades móveis. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, desde que tenham em mãos um pedido médico que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, cinco carretas-móveis percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Sobre o projeto

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Desde o início de 2014, as carretas já realizaram mais de 140 mil exames, sendo 135.857 mamografias, 5.513 ultrassonografias de mama, 607 biópsias de mama e encaminharam 1.729 mulheres para tratamento oncológico em unidades estaduais. Também já percorreram cerca de 180 localidades em SP.

#MAIS LIDAS DA SEMANA