Fique conectado

Saúde

Assis está em situação de alerta de infestação do Aedes Aegypti

Levantamento do Índice de Infestação pelo mosquito na cidade é de 1, quando o ideal é ser menor. Cidades da região estão em estado de risco.

Publicado em

1.052

Mosquito Aedes Aegypti se reproduz principalmente no verão (Foto: Reprodução)

O Ministério da Saúde divulgou um balanço da infestação do mosquito Aedes Aegypti e a cidade de Assis (SP) aparece em estado de “alerta”. De acordo com o índice há risco do aumento de casos de dengue, zika e chicungunya.

O novo levantamento rápido de índices de infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) também mostrou que no estado de São Paulo, são 208 cidades em situação de alerta e 42 em risco. Em Assis o índice é de 1, apesar de parecer baixo, para ser satisfatório esse número deve ser menor que isso.

Em Tarumã (SP), a situação foi considerada satisfatória, já que o índice aponta 0,7. Em Campos Novos Paulista (SP), Ibirarema  (SP) e Lutécia (SP) o índice não passou de 0.

Outras cidades em Alerta

Assim como Assis, as cidades de Florínea, Maracaí, Marília, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Platina e Quatá estão em estado de alerta com os índices de 1,3 – 1,2 – 3,8 – 2,7 – 2,9 – 3,1 – 1,5 respectivamente.

Situação de Risco

Já as cidades da região como Cândido Mota (SP) e Pedrinhas Paulista (SP) estão em situação de risco de acordo com o levantamento. O índice de Cândido Mota é de 4,9 e o de Pedrinhas é de 4,1.

Confira aqui os dados em todo o Brasil.

Para evitar a proliferação do mosquito, a recomendação de manter os quintais sempre limpos, não descartar lixo em terrenos e tomar todos os cuidados dentro de casa pra evitar a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças.

Saúde

UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

Será realizado testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro.

Publicado em

Assessoria
UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

A Unidade Básica de Saúde já iniciou a mobilização Dezembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Apresar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus HIV causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

A equipe da UBS Jardim Paraná realizará testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro, e também fará um trabalho de conscientização da população através de palestras e vídeos.

Continue lendo

Saúde

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em Assis e região

Dia “D” da segunda fase da campanha de vacinação será realizado em todo estado de SP.

Publicado em

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução
Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução

Os postos de saúde do Centro-Oeste Paulista vão realizar, neste sábado (30), o Dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo do estado de São Paulo. As unidades ficarão abertas das 8h às 17h.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da campanha, que começou no dia 18 de novembro em todo o estado. Essas pessoas precisam ter duas doses da tríplice viral na carteira de vacinação. Se tiverem apenas uma, é necessário procurar um posto de saúde para se imunizar.

No estado de São Paulo, já foram confirmados 12.727 casos de sarampo, além de 14 mortes desde agosto, decorrentes de complicações da doença. No Centro-Oeste Paulista, o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde confirmou 122 casos em 25 cidades. (Confira a lista completa abaixo).

Em Assis (SP), foi registrado 1 caso de sarampo.

Em Ourinhos (SP), já foram registrados 13 casos de sarampo e a procura pela vacina está baixa. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde do município, a cidade tem 17 mil jovens na faixa etária de 20 a 29 anos, que precisam procurar os postos de saúde.

No Dia “D”, apenas o Centro de Saúde I vai estar aberto em Ourinhos. Ele fica localizado na Rua Venceslau Braz, 33, no centro da cidade.

Em Marília, as unidades de saúde também vão participar da campanha. Segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica do município, 160 pessoas foram se vacinar entre os dias 18 e 21 de novembro. Desse total, 45 usuários realmente necessitaram tomar a vacina.

Em Bauru, Botucatu e Jaú, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a campanha de vacinação. Já em Paraguaçu Paulista, as equipes do Departamento Municipal de Saúde farão o atendimento à população, das 8h às 16h na UBS Popular, ESF Barra Funda 2, ESF Vila Nova 3 e ESF Fercon.

Continue lendo

Saúde

Saúde fará testes rápidos de HIV e Sífilis nessa sexta e sábado

Confira os locais de vacinação.

Publicado em

Assessoria

A Secretaria Municipal da Saúde fará nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30, testes rápidos de HIV/Sífilis já abrindo a campanha do Dezembro Vermelho.

Na sexta-feira a equipe estará no Cras 4 que fica na Rua José Maurício Nucci nº 258, no residencial Colinas, das 9h às 14h. No sábado estarão no estacionamento do Supermercado São Judas Tadeu na Rua Marechal Rondon nº 111, Vila Brasileira, das 8h às 14h.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas