Centro de Reabilitação oferta atendimento em fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia e psicologia (Foto: Divulgação/PMT)

A prefeitura de Tarumã (SP), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, oferece tratamento em fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia e psicologia, no Centro de Reabilitação “Alberto Benelli”. Os serviços são oferecidos de forma 100% gratuita, à população local, mediante encaminhamento médico.

O Centro de Reabilitação, junto com a piscina – onde é feita hidroterapia em pacientes com indicação de recuperação ortopédica e neurológica – foi inaugurado em 1º de setembro de 2001. Atualmente, atende de 900 a 1200 pacientes por mês nas sessões de fisioterapia e de 900 a 1100 pacientes mensais na hidroterapia. Para usuários que não conseguem se locomover, a prefeitura de Tarumã oferece transporte gratuito para o tratamento, da casa do paciente até o Centro de Reabilitação. Nos casos mais graves, como acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, a sessão de fisioterapia é feita pelo profissional em domicílio.

De acordo com o coordenador do Centro de Reabilitação, Aparecido Edenilson de Souza, os profissionais acompanham de perto a evolução do tratamento de cada paciente, dando uma devolutiva ao médico, ao final da sessões prescritas, que avaliará sobre a necessidade de mais sessões ou de alta. O espaço atende a pessoas de todas as faixas etárias, de bebês a idosos, sendo que adultos são 70% do número de pacientes.

O Centro de Reabilitação, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, está localizando no mesmo prédio que também abriga a Secretaria da Saúde, a Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica (Av. Flamboyants, 407– Vila das Árvores. Tarumã – SP).

Benefícios das atividades na água

A hidroginástica é uma das atividades físicas mais completas, já que trabalha diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, especialmente tronco, quadris, costas, braços, ombros e bumbum.

Por mover os principais grupos musculares do corpo, o paciente chega a queimar até quatro vezes mais energia do que num aparelho comum de ginástica, isso porque os exercícios físicos na água aceleram o trabalho do metabolismo. A maior resistência da água ajuda o corpo a ganhar massa magra, o que, consequentemente, acelera o metabolismo e promove o emagrecimento mesmo fora da piscina.

Por ter uma menor zona de impacto, exercícios físicos na água não apenas são recomendados para quem sofre com problemas de artrite, como por quem tem problemas de peso, limitações físicas e principalmente para quem está se recuperando de acidentes ou lesões. A água facilita os momentos, reduzindo a dor e servindo, inclusive, como massagem muscular. Atividades na piscina também são altamente recomendadas para quem sofre de asma, irritações nas vias respiratórias ou para quem sofre de pressão.

Assine nossa newsletter

Receba as notícias do AssisNews diretamente em seu email.

VOCÊ PODE GOSTAR

ESF Parque Universitário terá sede própria; local já foi definido

Unidade será construída entre as Ruas José Giorge Rodrigues e Amadeu Grotti.

Aprovado piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde

Agentes comunitários de todo o país acompanharam as votações no Congresso.

Covid-19: Casos vão a 30.152.402 e mortes a 661.258

Desde o início da pandemia 96,3% dos infectados se recuperaram.