Fique conectado

Região

Cândido Mota confirma primeiro caso de dengue e reforça ‘ações de bloqueio’

Publicado em

227

Cândido Mota confirma primeiro caso de dengue e reforça ‘ações de bloqueio’ (Foto: Diário do Vale)

No final da tarde da última sexta-feira  (08), a Secretaria de Saúde de Cândido Mota informou que após ter nove casos para dengue notificados, o primeiro foi positivado, sendo seis descartados com sorologia negativa e dois aguardando confirmação. Desta forma, Cândido Mota apresentou o primeiro caso de dengue no ano de 2019.

“Tomamos conhecimento na sexta-feira ao final da tarde e imediatamente começamos as ações. Este é um assunto que tem nos preocupado e temos trabalhado intensivamente para que a epidemia de 2015 não se repita no município. Nesta segunda-feira, dia 11, os agentes de vetores e profissionais da saúde intensificaram ações de bloqueio e controle de criadouros nos quarteirões ao redor do imóvel onde aconteceu o caso positivo. Aproveitamos para pedir que a população facilite o acesso dos nossos profissionais aos imóveis. Esta ação é muito importante, pois o mosquito aedes aegypti, além da dengue, transmite outras doenças como a chikungunya e o zika vírus”, apelou Amanda Mailio.

“Em caso de suspeita de dengue, o paciente deve procurar uma Unidade de Saúde para que a notificação do caso seja formalizada através do protocolo existente com a coleta de sangue após seis dias do aparecimento dos sintomas” detalhou a secretária de Saúde.

A diretora do departamento de Vigilância em Saúde lembrou que os agentes de controle de vetores visitam os domicílios durante o ano. “O trabalho acontece com a prevenção e a conscientização sobre o perigo que é ter um criadouro no quintal. Temos que erradicar totalmente a presença de larvas, pois sem elas não temos o mosquito. Os agentes de controle de vetores estão realizando a aplicação do larvicida e a próxima ação será a nebulização nas áreas próximas do caso confirmado” destacou Talita Franciscani.

O prefeito Roberto Bueno, por sua vez, falou: “A grande preocupação é a larva que termina com a proliferação do mosquito. Voltamos a repetir que isto é potencializado pelo descarte ou armazenamento inadequado de materiais acumuladores de água, e é por este motivo que precisamos que todos estejam envolvidos nesta causa. Não adianta somente o Poder Público fazer se a população não colaborar”, concluiu Roberto Bueno.

Cândido Mota confirma primeiro caso de dengue e reforça ‘ações de bloqueio’ (Foto: Diário do Vale)

Nebulização
Consiste na pulverização de inseticida; no Brasil, o produto utilizado é o malathion. Sua fórmula é diferente dos inseticidas encontrados nos supermercados e sua distribuição é feita somente pelo Governo Federal, que compra o produto e distribui aos Estados, que repassa aos municípios.

O inseticida serve para bloquear epidemias e não deve ser usado de forma preventiva, pois ele tem ação temporária e pontual, por isso não é considerado o método ideal para acabar com o Aedes aegypti.

A melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros, não deixar o mosquito nascer. O uso da nebulização somente mata o mosquito adulto, mas as larvas e pupas continuam vivas e em alguns dias se tornam novos mosquitos. Por isso, a importância de se eliminar os criadouros.

Lei nº 2773/2018
De acordo com a lei nº 2773/2018, todos os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis de imóveis residenciais, estabelecimentos comerciais ou industriais, terrenos com ou sem obras em andamento, deverão adotar medidas necessárias à manutenção da limpeza, sem acúmulo de lixo, matéria orgânica, entulhos e demais materiais inservíveis. O descumprimento da lei sujeita o infrator à multa.

Polícia

Motorista fica ferido após bater carro em caminhão estacionado, em Rancharia

Homem foi socorrido para o Pronto-socorro da cidade com ferimentos leves. Acidente foi registrado na madrugada deste sábado (17).

Publicado em

Do G1
Carro bateu em caminhão estacionado (Foto: Ana Cláudia Ribeiro/Cedida)
Carro bateu em caminhão estacionado (Foto: Ana Cláudia Ribeiro/Cedida)

Um acidente entre carro e caminhão foi registrado em Rancharia, na madrugada deste sábado (17). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência resultou em uma vítima com ferimentos de natureza leve.

Ainda de acordo com a corporação, o motorista do carro, por motivos a serem esclarecidos, colidiu contra um caminhão que estava estacionado na Rua Osvaldo de Assumpção Maffei.

O homem, que não teve a idade divulgada, foi socorrido para o Pronto-socorro da cidade com ferimentos leves, sendo apenas um corte no rosto, de acordo com os bombeiros.

Carro bateu em caminhão estacionado (Foto: Ana Cláudia Ribeiro/Cedida)

Carro bateu em caminhão estacionado (Foto: Ana Cláudia Ribeiro/Cedida)

Continue lendo

Polícia

PM surpreende adolescentes com produtos furtados da Secretaria de Saúde de Palmital

Produtos foram apreendidos pela Polícia.

Publicado em

Do Jornal da Comarca
PM surpreende adolescentes com produtos furtados da Secretaria de Saúde de Palmital (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

A Polícia Militar conseguiu recuperar na madrugada desta sexta-feira (16) parte de produtos que foram furtados da sede da Secretaria Municipal de Saúde, nas proximidades do posto de saúde na região central de Palmital (SP).

Policiais realizavam diligências pelo bairro São José e abordaram dois adolescentes, com idades de 16 e 17 anos, que portavam uma bolsa com grande quantidade de material de escritório. Os produtos foram apreendidos e os menores apresentados na Delegacia da Polícia Civil, onde foram ouvidos e liberados.

Segundo informações obtidas pelo Jornal da Comarca de Palmital, ladrões agiram na noite de quinta-feira (15) e arrombaram a porta da frente da sede da Secretaria de Saúde da Prefeitura, conseguindo acesso às dependências do órgão municipal.

Foram levados do local, além do material de escritório recuperado, dois notebooks, uma lanterna de verificação de tracoma (doença ocular) e alguns pertences de funcionários. Os criminosos também reviraram móveis em busca de outros objetos de valor.

Por volta das 0h40, policiais militares faziam patrulhamento pela rua Estados Unidos, no São José, e conseguiram localizar os menores.

O adolescente de 16 anos portava uma bolsa preta que continha vários produtos de papelaria, como canetas, lápis, cola, marca-texto, percevejos e pilhas. Eles informaram aos policiais que haviam pegado os materiais que estavam com outro rapaz, com quem eles haviam brigado pouco antes.

Os menores informaram que, como o rapaz havia furtado a casa do adolescente de 17 anos a algumas semanas, eles resolveram tomar satisfações quando o encontraram na rua pouco antes.

Após uma luta corporal, o jovem teria fugido e deixado para trás a bolsa com a inscrição da Secretaria Municipal de Saúde, onde estavam 585 unidades de produtos para escritório.

Os adolescentes foram apresentados na Polícia Civil, onde houve o registro do boletim de ocorrência de apreensão de objeto. A equipe da Delegacia de Palmital deverá apurar a autoria do furto.

A PM realizou diligências pela cidade, mas não conseguiram localizar o rapaz que teria abandonado a bolsa para confirmar a versão dos menores, que foram liberados depois dos trabalhos policiais.

Continue lendo

Região

Bombeiros resgatam cavalo em cima de telhado

Caso inusitado aconteceu na cidade de Lins (SP).

Publicado em

Do Marília Notícia
Bombeiros resgatam cavalo em cima de telhado (Foto: (Foto: J.Serafim Show)

Equipes do Corpo de Bombeiros resgataram nesta quinta-feira (15) um cavalo de cima do telhado em um estabelecimento comercial em Lins (SP).

Os socorristas foram encaminhados após ligação de populares que se surpreenderam ao encontrar o equino no Jardim União.

De tão inusitado o fato, um dos populares iniciou uma transmissão ao vivo relatando o que estava acontecendo. Ele revelou que existia outro cavalo no telhado, que teria caído e não sofreu ferimentos.

Poucos minutos depois, os bombeiros chegaram ao endereço e conseguiram resgatar o animal com apoio de um caminhão guindaste. Os cavalos permaneceram em segurança. Não foram divulgadas informações sobre o proprietário dos animais.

Bombeiros resgatam cavalo em cima de telhado (Foto: (Foto: J.Serafim Show)

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Solutudo 300
Publicidade

FaceNews

Mais lidas