Santa Casa de Assis e FEMA assinam parceria

O Convênio promoverá uma grande reforma na ala de internação SUS da Santa Casa de Assis.

A manhã da terça-feira (23), entrou para a história de Assis, com a assinatura do Convênio celebrado entre a Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA e a Santa Casa de Assis. Um grande presente no ano que a Santa Casa comemora 100 anos.

O Convênio firmado tem o objetivo de promover o internato dos alunos do curso de Medicina, oportunizando a integração e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício profissional. Em contrapartida, permitirá a Organização Hospitalar realizar uma ampla reforma e ampliação da sua estrutura, abrangendo as áreas de atendimento SUS (possibilitando enfermarias com apenas dois leitos e banheiro), cozinha e o refeitório de uso de colaboradores e futuramente também dos alunos de Medicina.

A oficialização do Convênio ocorreu na sala da Direção, no campus da Fema e foi assinado pelo presidente do Conselho Curador, Arildo José de Almeida, pela provedora da Santa Casa Profª Drª Telma Gonçalves Carneiro Spera de Andrade e pelo diretor executivo da Fundação Prof. Ms. Eduardo Augusto Vella Gonçalves. Após a assinatura, o documento foi encaminhado para a Câmara Municipal de Assis para aprovação, em seguida serão iniciados os trâmites legais para o início das obras.

Na oportunidade, o Presidente da Fema Arildo destacou que o Convênio foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Curador. O Diretor Prof. Ms Eduardo falou que a Santa Casa é o Hospital de referência SUS para a cidade de Assis e que Fema e Santa Casa não poderiam ficar de fora no processo de integração entre ensino e serviço.

A Provedora Telma destacou a grandiosidade dos objetivos do Convênio e afirmou que a população será a mais beneficiada. ‘Primeiramente quero agradecer a Fema por tudo que tem feito pela cidade de Assis, especialmente na área da saúde. Nesse momento é importante ressaltar que a Santa Casa vem se reorganizando e se modernizando, e ter uma instituição de ensino e pesquisa dentro do Hospital é primordial, porque quando se presta assistência à saúde com uma base sólida de ensino e pesquisa a tendência é aprimoramento e a vinda de novas tecnologias de forma imediata. Na Santa Casa de Assis aproximadamente 80% dos atendimentos são SUS e essa parceria com a Fema está trazendo uma implementação de investimento em estrutura física e uma remodelagem na assistência. As enfermarias, que hoje possuem três leitos apertados, serão melhoradas com apenas dois leitos cada e um sanitário anexo. Ao mesmo tempo que a Fema está abençoando a Santa Casa e diretamente a população de Assis, que terá um atendimento SUS com dignidade, ela também está contemplando seus alunos e professores com o que deve ser realizado na prática da saúde no Brasil.  Em especial quero registrar meus agradecimentos aos Diretores e Conselheiros da Santa Casa de Assis que apoiaram esse projeto.’

Telma destacou também que o Convênio prevê a reforma da cozinha e do refeitório de colaboradores da instituição, o que é muito importante.

#MAIS LIDAS DA SEMANA