Fique conectado

Saúde

Alunos de Enfermagem da FEMA orientam sobre ISTs e AIDS

Alunos de Enfermagem orientam sobre os riscos das ISTs e da Aids e como se prevenir.

Publicado em

515

Alunos de Enfermagem da FEMA orientam sobre ISTs e AIDS (Foto: Divulgação_
Alunos de Enfermagem da FEMA orientam sobre ISTs e AIDS (Foto: Divulgação_

Os alunos do 4º ano do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizaram uma visita, no dia 26 de setembro de 2019, na Escola Estadual Profª Francisca Ribeiro Mello Fernandes. Na ocasião, os alunos desenvolveram intervenções que tiveram como objetivo promover a “Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e AIDS”.

Durante a visita, os alunos puderam explicar aos presentes sobre as infecções, as maneiras de se contrair, as suas manifestações no corpo humano e os meios pelos quais é possível se proteger delas. A comunidade escolar foi orientada também sobre os locais onde eles podem obter mais informações sobre o tema, com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas do Programa Saúde da Família (PSF), além, é claro, de explicar como funcionam os testes rápidos oferecidos pelos serviços de saúde da cidade.

A atividade, que foi realizada no período noturno, faz parte da disciplina “Didática Aplicada à Enfermagem e Educação em Saúde”, ministrada pela professora Elizete Mello da Silva, que desenvolve ações preventivas, aprimorando o papel do futuro enfermeiro como educador.

Segundo Elizete de Mello, “a visita teve o apoio do diretor da unidade escolar, Joel José dos Santos, bem como de toda a comunidade, pela pertinência do tema. Foi uma experiência muito gratificante para os nossos alunos”.

Saúde

SAMU Assis ganha duas novas ambulâncias

A entrega será no dia 18 de dezembro na cidade de Sorocaba.

Publicado em

Assessoria
SAMU Assis ganha duas novas ambulâncias

Nesta semana o secretário de Saúde, Adriano Romagnoli, assinou termo de doação do Governo Federal de doação de duas novas ambulâncias para o SAMU Assis, uma básica e outra avançada.

A entrega será no dia 18 de dezembro na cidade de Sorocaba. A cada 5 anos o Governo Federal tem por pactuação fazer a renovação da frota do Samu, que é de sua responsabilidade.

A região que faz parte do Civap também irá usufruir desses novos equipamentos de saúde, que ficará na sede do Corpo de Bombeiros de Assis por ser sede da microrregião em que as cidades do Civap estão inseridas.

Continue lendo

Saúde

UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

Será realizado testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro.

Publicado em

Assessoria
UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

A Unidade Básica de Saúde já iniciou a mobilização Dezembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Apresar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus HIV causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

A equipe da UBS Jardim Paraná realizará testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro, e também fará um trabalho de conscientização da população através de palestras e vídeos.

Continue lendo

Saúde

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em Assis e região

Dia “D” da segunda fase da campanha de vacinação será realizado em todo estado de SP.

Publicado em

Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução
Adultos de 20 a 29 anos devem se vacinar contra o sarampo neste sábado em cidades do Centro-Oeste Paulista — Foto: Reprodução

Os postos de saúde do Centro-Oeste Paulista vão realizar, neste sábado (30), o Dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo do estado de São Paulo. As unidades ficarão abertas das 8h às 17h.

Adultos de 20 a 29 anos são o público-alvo da campanha, que começou no dia 18 de novembro em todo o estado. Essas pessoas precisam ter duas doses da tríplice viral na carteira de vacinação. Se tiverem apenas uma, é necessário procurar um posto de saúde para se imunizar.

No estado de São Paulo, já foram confirmados 12.727 casos de sarampo, além de 14 mortes desde agosto, decorrentes de complicações da doença. No Centro-Oeste Paulista, o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde confirmou 122 casos em 25 cidades. (Confira a lista completa abaixo).

Em Assis (SP), foi registrado 1 caso de sarampo.

Em Ourinhos (SP), já foram registrados 13 casos de sarampo e a procura pela vacina está baixa. Segundo o levantamento da Secretaria de Saúde do município, a cidade tem 17 mil jovens na faixa etária de 20 a 29 anos, que precisam procurar os postos de saúde.

No Dia “D”, apenas o Centro de Saúde I vai estar aberto em Ourinhos. Ele fica localizado na Rua Venceslau Braz, 33, no centro da cidade.

Em Marília, as unidades de saúde também vão participar da campanha. Segundo o boletim da Vigilância Epidemiológica do município, 160 pessoas foram se vacinar entre os dias 18 e 21 de novembro. Desse total, 45 usuários realmente necessitaram tomar a vacina.

Em Bauru, Botucatu e Jaú, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a campanha de vacinação. Já em Paraguaçu Paulista, as equipes do Departamento Municipal de Saúde farão o atendimento à população, das 8h às 16h na UBS Popular, ESF Barra Funda 2, ESF Vila Nova 3 e ESF Fercon.

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas