Fique conectado

Saúde

Saúde fará testes rápidos de HIV e Sífilis nessa sexta e sábado

Confira os locais de vacinação.

Publicado em

360

A Secretaria Municipal da Saúde fará nesta sexta-feira, 29, e sábado, 30, testes rápidos de HIV/Sífilis já abrindo a campanha do Dezembro Vermelho.

Na sexta-feira a equipe estará no Cras 4 que fica na Rua José Maurício Nucci nº 258, no residencial Colinas, das 9h às 14h. No sábado estarão no estacionamento do Supermercado São Judas Tadeu na Rua Marechal Rondon nº 111, Vila Brasileira, das 8h às 14h.

Saúde

Assis chega aos 9 casos confirmados de Dengue

Além disso há outras 23 notificações da doença.

Publicado em

Assessoria
Assis registra 9 casos de Dengue neste ano e Prefeitura pede colaboração da população (Foto: Departamento de Comunicação)
Assis registra 9 casos de Dengue neste ano e Prefeitura pede colaboração da população (Foto: Departamento de Comunicação)

De acordo com Radar da Dengue, Assis já registra nesse ano 9 casos de Dengue confirmados, enquanto 23 são notificados. Para conter que mais casos sejam registrados nesse período que é propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, pede colaboração da população.

Nilsa Leite, coordenadora da V.E., faz um apelo aos munícipes para que cuidem de seus quintais evitando o acúmulo de materiais inservíveis e não deixando vasos e outros recipientes com água.

A Prefeitura tem feito o bloqueio manual, visto que o Estado ainda não disponibilizou o inseticida Matathion, para nebulização, o que está previsto para o início de fevereiro.

“Enquanto não recebemos o inseticida temos feito um trabalho casa a casa orientando os moradores quanto aos cuidados que devem ter para que o mosquito não se prolifere”, diz a coordenadora.

Continue lendo

Polícia

Menino morre com suspeita de febre maculosa em Ipaussu

Caso está sendo investigado e a secretaria aguarda os resultados de exames para confirmar a causa da morte.

Publicado em

Do G1
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela — Foto: Reprodução TV TEM
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela — Foto: Reprodução TV TEM

Um menino de 11 anos morreu na segunda-feira (20), na Santa Casa de Ipaussu, com suspeita de febre maculosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a morte foi confirmada duas horas depois que ele chegou no hospital.

O caso foi registrado como “morte indeterminada”, mas a suspeita da febre maculosa é porque o menino costumava brincar em um parque que tem capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, que transmite a doença.

O caso está sendo investigado e a secretaria aguarda os resultados de exames para confirmar a causa da morte.

A prefeitura de Ipaussu informou que está dando todo o respaldo à família da vítima, e que todas as medidas no combate à febre maculosa vêm sendo tomadas em relação ao manejo das capivaras.

Em outubro do ano passado, a morte de um adolescente de 15 anos por febre maculosa foi confirmada na cidade. Thiago Baroni Costa morreu no dia 3 de outubro de 2019 e a confirmação da causa aconteceu através de exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

O adolescente era filho de um dos vereadores de Ipaussu e a prefeitura chegou até decretar luto oficial no dia seguinte à morte dele. O caso foi o segundo registrado na cidade em 2019 e o primeiro de morte em decorrência da doença.

 

Continue lendo

Saúde

Vacina Pentavalente já está disponível nas UBSs

Os lotes da vacina Pentavalente chegaram em Assis na segunda-feira.

Publicado em

Foto: Departamento de Comunicação
Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis informa que recebeu um lote com mil doses da vacina Pentavalente do Governo Federal e que já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a partir de quarta-feira (15).

A Pentavalente imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite e outras doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B, e é realizada em três doses sendo a primeira aos dois meses de idade, a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses.

A Secretaria da Saúde tinha um estoque que se esgotou em dezembro, e estava sendo feita a reposição aos poucos, pois sua compra havia sido suspendida pelo Ministério da Saúde, que aos poucos está regularizando a emissão de lotes da vacina para os municípios.

 

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas