Fique conectado

Saúde

UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

Será realizado testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro.

Publicado em

499

UBS Jardim Paraná inicia mobilização Dezembro Vermelho

A Unidade Básica de Saúde já iniciou a mobilização Dezembro Vermelho, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Apresar dos avanços, nos últimos 30 anos de enfrentamento à doença, muito ainda precisa ser feito para reduzir a transmissão do vírus HIV causador da Aids. Por isso, a prevenção deve ser vista como a combinação de diversas estratégias.

A equipe da UBS Jardim Paraná realizará testes rápidos de HIV e SÍFILIS no período das 9h às 11h até 6 de dezembro, e também fará um trabalho de conscientização da população através de palestras e vídeos.

Saúde

Assis chega aos 9 casos confirmados de Dengue

Além disso há outras 23 notificações da doença.

Publicado em

Assessoria
Assis registra 9 casos de Dengue neste ano e Prefeitura pede colaboração da população (Foto: Departamento de Comunicação)
Assis registra 9 casos de Dengue neste ano e Prefeitura pede colaboração da população (Foto: Departamento de Comunicação)

De acordo com Radar da Dengue, Assis já registra nesse ano 9 casos de Dengue confirmados, enquanto 23 são notificados. Para conter que mais casos sejam registrados nesse período que é propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Secretaria da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, pede colaboração da população.

Nilsa Leite, coordenadora da V.E., faz um apelo aos munícipes para que cuidem de seus quintais evitando o acúmulo de materiais inservíveis e não deixando vasos e outros recipientes com água.

A Prefeitura tem feito o bloqueio manual, visto que o Estado ainda não disponibilizou o inseticida Matathion, para nebulização, o que está previsto para o início de fevereiro.

“Enquanto não recebemos o inseticida temos feito um trabalho casa a casa orientando os moradores quanto aos cuidados que devem ter para que o mosquito não se prolifere”, diz a coordenadora.

Continue lendo

Polícia

Menino morre com suspeita de febre maculosa em Ipaussu

Caso está sendo investigado e a secretaria aguarda os resultados de exames para confirmar a causa da morte.

Publicado em

Do G1
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela — Foto: Reprodução TV TEM
Doença é transmitida pelo carrapato-estrela — Foto: Reprodução TV TEM

Um menino de 11 anos morreu na segunda-feira (20), na Santa Casa de Ipaussu, com suspeita de febre maculosa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a morte foi confirmada duas horas depois que ele chegou no hospital.

O caso foi registrado como “morte indeterminada”, mas a suspeita da febre maculosa é porque o menino costumava brincar em um parque que tem capivaras, animal hospedeiro do carrapato estrela, que transmite a doença.

O caso está sendo investigado e a secretaria aguarda os resultados de exames para confirmar a causa da morte.

A prefeitura de Ipaussu informou que está dando todo o respaldo à família da vítima, e que todas as medidas no combate à febre maculosa vêm sendo tomadas em relação ao manejo das capivaras.

Em outubro do ano passado, a morte de um adolescente de 15 anos por febre maculosa foi confirmada na cidade. Thiago Baroni Costa morreu no dia 3 de outubro de 2019 e a confirmação da causa aconteceu através de exame feito pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo.

O adolescente era filho de um dos vereadores de Ipaussu e a prefeitura chegou até decretar luto oficial no dia seguinte à morte dele. O caso foi o segundo registrado na cidade em 2019 e o primeiro de morte em decorrência da doença.

 

Continue lendo

Saúde

Vacina Pentavalente já está disponível nas UBSs

Os lotes da vacina Pentavalente chegaram em Assis na segunda-feira.

Publicado em

Foto: Departamento de Comunicação
Foto: Departamento de Comunicação

A Prefeitura de Assis informa que recebeu um lote com mil doses da vacina Pentavalente do Governo Federal e que já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a partir de quarta-feira (15).

A Pentavalente imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite e outras doenças causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B, e é realizada em três doses sendo a primeira aos dois meses de idade, a segunda aos quatro meses e a terceira aos seis meses.

A Secretaria da Saúde tinha um estoque que se esgotou em dezembro, e estava sendo feita a reposição aos poucos, pois sua compra havia sido suspendida pelo Ministério da Saúde, que aos poucos está regularizando a emissão de lotes da vacina para os municípios.

 

Continue lendo
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas