Acia faz novo alerta sobre golpe com cartões

O novo golpe que vem sendo aplicado em várias cidades, envolvendo os cartões de crédito ou débito.

O novo golpe envolvendo os cartões de crédito ou débito.

O presidente da ACIA, Associação Comercial e Industrial de Assis, Name Sabeh, faz um alerta aos comerciantes em geral com novo golpe que vem sendo aplicado em várias cidades, envolvendo os cartões de crédito ou débito. “É tudo uma questão de esperteza do bandido e vacilo do comerciante”, disse o dirigente ao chamar a atenção para o momento da conexão com a operadora. “É preciso disciplinar o comportamento com atitudes mais específicas”, comentou o dirigente ao tomar conhecimento da forma como vem agindo os marginais. “É sempre no descuido de quem opera a máquina de cartões”, apontou.

O golpe é até simples de ser aplicado. Sempre quando o pagamento é através dos cartões, no momento de se digitar a senha, autorizando a transferência, normalmente o comerciante ou o comerciário se vira contrário ao cliente, para que ele tenha mais descrição ao digitar os números da senha. “É neste momento que alguns espertos clicam em “cancelar”, e rapidamente clicam em “emitir nova via”, do pagamento anterior aparecendo o comprovante errado”, explicou Sabeh ao chamar a atenção para o comportamento de tais pessoas. “É tudo muito rápido”, falou ao ouvir a reclamação de comerciantes que confirmaram a aplicação do golpe.

O detalhe, segundo Sabeh, é que tanto comerciante ou comerciário, bem como o consumidor, não verificam o comprovante emitido pela máquina. “Uns pegam e guardam e depois jogam fora, outros jogam fora rapidamente, e tem aqueles que nem pegam”, comentou o presidente da Acia que considera perigoso não verificar o comprovante por vários aspectos. “Primeiro para a comprovação das contas e segundo para constatar que a operação de crédito ou débito foi feita corretamente”, avisou o dirigente que considera importante que se tenha muito cuidado neste procedimento. “Não é preciso constranger o consumidor”, destacou. “Basta verificar o comprovante após a operação”, explicou ele.

O presidente da Acia é da opinião de que o comércio é sempre vítima de diversos golpes como: cheques clonados, notas falsas, cobranças indevidas, roubos, estelionatos, inadimplências e agora com cartões de crédito ou débito. “É treinar bem a equipe que cuida do financeiro, orientar os vendedores e principalmente atenção. Muita atenção ao concluir um negócio cumprindo uma série de protocolos preventivos”, disse ao apontar o Banco de Dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Telecheque e outros serviços preventivos a disposição na Acia contra golpes que são aplicados. “A informação ainda é a melhor arma contra este tipo de golpe que é aplicado constantemente no comércio”, opinou o presidente da Acia.

#MAIS LIDAS DA SEMANA