Acia e Sincovama esclarecem horário do comércio aos sábados

A partir de janeiro as lojas abriram no primeiro sábado após o 5º quinto dia útil do mês das 9 às 17 horas. E nos demais sábados das 9 às 15 horas.

A partir de janeiro as lojas abriram no primeiro sábado após o 5º quinto dia útil do mês das 9 às 17 horas.

Após a realização de reuniões na Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia), em conjunto com o SINCOVAMA (Sindicato do Comércio Varejista do Município de Assis), que culminou com a realização de pesquisa de opinião, objetivando padronizar o horário de funcionamento do comércio de nossa cidade. Chegou-se a conclusão do interesse na mudança do horário do calendário para a abertura do comércio aos sábados.

De acordo com esta pesquisa, sugerimos que a partir de janeiro de 2015 as lojas abram no primeiro sábado após o 5º quinto dia útil do mês das 9 às 17 horas. E nos demais sábados, abram das 9 às 15 horas.

Acreditamos que esta sugestão de horário, além de padronizar o funcionamento do comércio, oferece um espaço maior de tempo aos consumidores de Assis e região, para que possam comprar com maior tranquilidade nas lojas aos sábados, dando, também, ao comerciário maior tempo livre.

Este novo horário aos sábados funcionará no primeiro semestre de 2015, em caráter experimental. Havendo a aprovação dos comerciantes, comerciários e consumidores, será estendido para o segundo semestre.

Para adequação do horário de trabalho, orientamos que sejam adotadas as medidas necessárias junto à contabilidade ou departamento de pessoal de sua empresa, para que não haja prejuízo na carga horária de trabalho dos funcionários, bem como seu horário de descanso e almoço. Levando em consideração que, para que não haja pagamento de horas extras, a carga horária de trabalho não pode superar 8 horas diárias e às 44 horas semanais.

Sempre é bom lembrar que, necessária à concessão do horário de almoço do funcionário, fazendo especial atenção para o intervalo dos sábados com jornada de 06 (seis) horas trabalhadas, que por lei deve ser de no mínimo de 15 (quinze) minutos, entretanto, em virtude de acerto da jornada semanal de trabalho do funcionário o descanso de almoço pode e deve ser estendido para ao menos 01 (uma) hora.

Lembramos que o calendário é sugestivo, pois de acordo com a Lei Municipal os comerciantes podem abrir suas lojas em horários diferenciados, desde que haja respeito à convenção coletiva da categoria dos comerciários e a legislação trabalhista.

Por fim, as entidades signatárias se colocam a disposição para ouvir opiniões quanto à mudança realizada.

#MAIS LIDAS DA SEMANA