Carona Cultural marca a reabertura do Galpão Galpão Cultural

Após 6 anos o Galpão Cultural foi despejado por falta de pagamento de aluguel, uma vez que a prefeitura não honrou seu compromisso com a cultura

Carona Cultural

O Carona Cultural é um evento criado em 2007 pelos grupos/coletivos participantes do Galpão Cultural por conta da necessidade de envolver artistas e a comunidade em geral com o recente projeto inaugurado na cidade, o Galpão Cultural.

Fundado em 2006 o espaço de cultura conhecido como Galpão Cultural foi estruturado por cinco grupos culturais e artísticos: o Instituto do Negro de Assis – Zimbauê; a Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental – Pirassis; a Trupe Retalhos; a Casa do Ator; a Circuito de Interação de Redes Sociais – Circus. Este espaço é disparador de circuitos culturais através da realização de eventos artísticos, cursos, oficinas de iniciação às artes e debates sobre políticas públicas culturais e gestão coletiva. O espaço ainda dispõe de uma Biblioteca Comunitária (premiado como Ponto de Leitura, projeto do Ministério da Cultura) e desenvolve diversas atividades como Ponto de Cultura (projeto realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura).

Contudo, após 6 anos desenvolvendo inúmeras atividades, os grupos que compõem o Galpão Cultural foram despejados por falta de pagamento de aluguel (uma dívida aproximada de R$ 40.00,00), pois tanto o prefeito municipal Ezio Spera quanto a Fundação Assisense de Cultura (FAC) não honraram seus compromissos e a ordem de despejo foi cumprida. Tal fato não foi mais trágico para a cidade de Assis porque os grupos que compõem o Galpão Cultural encontraram um espaço abandonado situado na Travessa Sorocabana nº 40 (proximidades da Fundação Nova América/Honda/Baiana da Tapioca) e decidiram se apropriar, o que já foi negociado com a Superintendência do Patrimônio da União a posse definitiva do imóvel.

Assim, após alguns meses utilizando o “novo” espaço os grupos que compõem o Galpão Cultural decidiram realizar mais uma edição do Carona Cultural, que acontecerá no dia 27 de outubro, sábado, a partir das 21h para marcar a reabertura do Galpão Cultural. Diversas atrações já estão confirmadas como a participação da Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão”, oficina de Ritmos Brasileiros, Gru.T.A Marginal – Grupo de Teatro Amador Marginal, Grupo de Moçambique, Body Hits e muitas outras poderão ocorrer, pois o evento se propõe a abrir suas portas a artistas que queiram se apresentar.

Dessa maneira, convidamos toda a comunidade para participar do Carona Cultural e pegar carona no Galpão Cultural.

Para conhecer mais sobre o projeto Galpão Cultural, você pode acessar http://www.galpao-cultural.blogspot.com.br ou pelo endereço Travessa Sorocabana, 40 no centro de Assis o Telefone: (18)3324.6337 ou através do email [email protected]

Carona Cultural marca a reabertura do Galpão Galpão Cultural

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA