Festival reuniu talentos da FEMA e grupos musicais da comunidade assisense

O evento, que foi parte de um trabalho dos alunos do 1º ano de Publicidade e Propaganda da FEMA.

Alunos e Professor da FEMA (esq-dir) Bruna, Dr. Fernando, Fagner e Vinicius)

O Festival Cultural “Publiart” promovido pelos alunos do 1º ano de Publicidade da Fundação Educacional do Município de Assis -FEMA, juntamente do Dr. Fernando Zanetti professor da disciplina de Criatividade e Processos Cognitivos, reuniu talentos culturais de alunos da Fundação e grupos musicais já reconhecidos nas comunidades local e regional.

O evento, que foi parte de um trabalho dos alunos do 1º ano de Publicidade e Propaganda da FEMA, movimentou o Campus da FEMA na noite da última terça-feira, 13.

Banda Barão do Tom e Contato Imediato abriram o Publiart

O Festival contou com apresentações de vídeos, fotos e musicais que envolveram estilos diversos e diferenciados. A primeira apresentação foi marcada pela parceria musical entre a Banda Contato Imediato e a Barão do Tom, que ainda contaram com a participação do aluno de Publicidade e Propaganda João Paulo que cantou algumas músicas consagradas do repertório nacional. Após a apresentação inédita das Bandas assisenses, o público conferiu quatro clipes musicais que foram produzidos na disciplina de Produção Publicitária em Rádio/Tv/Cinema ministrada pelo professor da FEMA e publicitário Marcus Vinicius Gimenis Gil.

Na sequencia apresentou-se no palco do anfiteatro da FEMA o Projeto Funkenstein, uma banda formada em 2009 por músicos da cidade. Segundo Vinícius Cruz, um dos musicos da Funkenstein, a banda aposta numa mistura de estilos como soul/funk, black music anos 70 e alguns sons mais atuais, porém com novas roupagens, com estilos retrô e soul.  A banda que já mantem uma agenda de apresentações em diversos espaços culturais, aprovou a iniciativa do Festival na FEMA. Segundo Vinicius a proposta do Projeto é justamente apresentar uma musicalidade diferenciada para os jovens, proporcionando aos mesmos um novo repertório musical, para que eles possam se apropriar e aderir ao estilo Funkenstein, que segundo ele é muito legal e dançante.

Entre as apresentações mais esperadas esteve a do Prof. Me David Lucio de Arruda Valverde que em parceria com o aluno João Paulo trouxe para o público do Festival musicas clássicas do rock e de bandas consagradas nos anos 80 como o som de Sultans Of Swing da banda Dire Straits.

Sobre a participação no Festival o Professor Valverde contou que já organizou um festival de talentos em 2009 no Colégio FEMA, mas que esta foi a primeira vez que se apresentou para os seus alunos no campus. Para Valverde a iniciativa de eventos como este, que abrem espaços culturais na rotina acadêmica, é fundamental, visto que ao se falar do trato com o ser humano enquanto ser social é essencial que se promova condições para a socialização. Para ele a FEMA ao apoiar o Publiart sai na frente de outras instituições que não inserem em seu calendário acadêmico eventos culturais e de incentivo ao talento e criatividade. Para ele a integração da vida acadêmica com a cultura é fundamental principalmente para futuros profissionais da comunicação.

Alunos dos cursos de Comunicação curtiram as apresentações do Festival

Bruna Silveira e Rodrigo Silveira foram alguns dos alunos que organizaram o evento. Bruna falou que desde o início do ano o grupo está planejando o evento e que a proposta do Festival foi uma iniciativa do Dr. Fernando. “Durante os meses que antecederam a realização do evento aprendemos muito sobre a organização e execução do mesmo, tivemos que programar as apresentações, buscar os equipamentos necessários para as apresentações, verificar a demanda das bandas e artistas participantes, preparar a divulgação”, disse Bruna. O cartaz do evento foi confeccionado pelo aluno do 1º ano de Publicidade e Propaganda Fagner Silva, a aluna Ana Carolina Vergilio ficou responsável pela exposição de fotos que apresentou o talento dos alunos da FEMA – Natalia Castro e Vinicius Silva. Vinicius Bueno ficou responsável pela seleção das fotos que foram expostas na terça-feira. E Rodrigo Silveira organizou as apresentações do Festival, fazendo contato com os músicos e demais artistas que participaram do Festival.

O aluno de Publicidade e Propaganda da FEMA e baterista da Banda Contato Imediato Rodrigo Silveira falou que a proposta do evento foi levar cultura e arte nos diversos estilos para a rotina acadêmica. “Queremos realizar a segunda edição do evento no ano que vem. Vamos nos organizar e trabalhar para que o Publiart se repita”, finalizou Rodrigo.

A Profª Ms.Maria Lídia de Maio Bignotto, coordenadora dos cursos de comunicação da FEMA acompanhou todo o Festival e parabenizou os artistas, alunos ou não, pelas apresentações. “Com certeza iremos incentivar e apoiar a realização do Publiart em 2013”, disse.

Rodrigo um dos organizadores em entrevista a TV FEMA que cobriu o evento

O evento ainda contou com as apresentações musicais do aluno do 2º ano de Publicidade e Propaganda Fábio e da exibição do clipe do aluno do 1º ano também de Publicidade, Daniel.

Segundo o Dr. Fernando Zanetti, professor da disciplina de Criatividade e Processos Cognitivos, “A ideia do Festival foi pensar a prática artística como principal forma de criação e que para criar é necessário não exatamente uma “iluminação”, como muitas vezes se imagina, mas uma atenção nas coisas do nosso entorno e um árduo trabalho coletivo. Nesse sentido, festival serviu para mostrar para os alunos essas duas coisas. Além disso, devo dizer que foi surpreendente a adesão tanto por parte do aluno quanto dos professores que se empenharam bastante produzindo um belo resultado” disse Dr. Fernando.

Projeto Funkenstein com muito soul e blackmusic.
Professor Valverde que apresentou clássicos do rock.
Aluno de Publicidade João Paulo que mostrou seu talento com as Bandas Contato Imediato e Barão do Tom.

#MAIS LIDAS DA SEMANA