Secretaria Municipal de Assis recebe livros da Vale Paranapanema

Patrocinado pela Vale Paranapanema, o projeto prevê a distribuição de materiais didáticos e CD com cantigas infantis para cidades de SP, PR e MG

José Maurício Falqueiro, a secretária Maria Amélia e a jornalista Bete Gásperi

O gerente regional José Maurício Falqueiro e a jornalista Bete Gásperi, da Vale Paranapanema,  realizaram na última quarta-feira, dia 20/02, a entrega de 200 exemplares da cartilha do Projeto Cirandas, Parlendas e Brincadeiras de Roda para a secretária municipal de educação  de Assis, Maria Amélia Artigas dos Santos. A entrega foi realizada na sede da secretaria municipal de educação.

O projeto é  patrocinado pela Vale Paranapanema por meio do Proac, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura/ ICMS.

A secretária de educação agradeceu a doação e considerou de ótima qualidade o  material doado: ” Vamos distribuir para os professores que trabalham nas 28 escolas de ensino fundamental de Assis, onde são atendidos 8.400 alunos, para que o matérial sirva de apoio às atividades didáticas”, disse.

“Hoje, as brincadeiras de roda, ricas na sua simplicidade, estão sendo substituídas pela cultura consumista, massiva imposta pela televisão, em plena era digital. Com esta iniciativa estamos resgatando estes jogos culturais, possibilitando transmitir às crianças nosso rico folclore, numa oportunidade de aprender brincando, com as rimas, os movimentos, enfim, com criatividade e a magia que estes elementos trazem”, ressaltou o Gerente Regional da Vale Paranapanema, José Maurício Falqueiro.

O projeto teve como objetivo incentivar a  iniciação musical e a revalorização de canções e brincadeiras de roda nas escolas. O CD gravado traz  16 canções infantis cantadas por crianças, e uma cartilha com textos, partituras e coreografias, que funcionam como material pedagógico de fácil implementação para professores e educadores sociais. O material  busca gerar atividades práticas entre alunos e professores em sala de aula de uma forma lúdica.

A cartilha é material pedagógico para o professor

As cartilhas, que trazem elementos do folclore brasileiro encontrados nas cantigas de roda, parlendas, jogos de adivinha e trava-língua, estão sendo  distribuídas para outras cidades paulistas e mineiras da região de Bragança Paulista , de Presidente Prudente, de Catanduva e ainda da cidade paranaense de Guarapuava.

Nestas cidades estão localizadas as empresas de distribuição de energia, Bragantina, Caiuá, Força e Luz do Oeste e Companhia Nacional de Energia Elétrica.

#MAIS LIDAS DA SEMANA