
As cidades de Paraguaçu Paulista, Iepê, Quatá, Nantes, Narandiba, Pirapozinho, Tarabai e Taciba irão receber, em outubro, o caminhão palco do projeto Trovamores. O veículo, adaptado para servir como espaço para apresentações culturais, tem abertura lateral e propõe o teatro sobre rodas. Os objetivos da iniciativa são de facilitar o acesso à cultura, levando a arte cênica para as ruas, e atrair a atenção do público para uma maneira não convencional de apresentação.
Nesse período, entre os dias 11 e 31 de outubro, serão realizadas 30 sessões, nos períodos da manhã e tarde. Crianças, jovens e adultos poderão prestigiar, gratuitamente, a encenação da comédia teatral Caipirologia, realizada pelo grupo de teatro Trovamores. A peça aborda o tema sustentabilidade, a fim de conscientizar a população sobre a importância de reaproveitar e reciclar resíduos.

“O Trovamores é um projeto cativante, que fomenta a criatividade e a inovação do teatro por meio de apresentações em um caminhão adaptado, que consegue chegar a diferentes públicos. Sem contar que a iniciativa garante o entretenimento e a difusão de conhecimento gratuito para toda a população”, afirma Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, responsável pela gestão do projeto.
Em cada município, durante a semana, o caminhão palco irá estacionar em frente às escolas ou praças, favorecendo o contato de crianças e jovens com a arte. Todas as apresentações serão abertas ao público. (A programação completa você acompanha abaixo).
O Trovamores busca alcançar pessoas de diferentes faixas etárias, condições socioeconômicas e estilos, difundindo a democratização da cultura. De acordo com o supervisor do setor Bem-Estar da Cocal, Battle do Desterro Moreira, a peça é uma forma atrativa e inovadora de mobilizar e envolver os alunos. “O projeto vai incentivar a cultura e contribuir com o processo de formação da comunidade em que a empresa atua. Vale ressaltar também que a maioria dos colaboradores da Cocal mora nessas cidades, reforçando nosso papel de responsabilidade social”.
A iniciativa tem gestão da produtora ribeirão-pretana Origem Produções e patrocínio da Usina Cocal, por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual da Cultura. As secretarias de cultura e de educação dos municípios que estão sediando as sessões também são apoiadores do projeto. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3623-8012 (Andressa) e (18) 99644-7330 (Janielle).
Programação:
Paraguaçu Paulista
Â
Data:Â 11 de outubro
Horário:Â 15h
Local:Â Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira
Data:Â 13 de outubro
Horário:Â manhã
Local:Â EMEF Prof. Sidnei Gomes Salomão e EMEF Alexandrina Penna
Data:Â 14 de outubro
Horário:Â manhã e tarde
Local:Â EMEF Profª Helena Wirgues Ramos
Data:Â 15 de outubro
Horário:Â 9h e 14h
Local:Â Campus da Faculdade de Agronomia
Data:Â 16 de outubro
Horário: manhã e tarde
Local:Â EMEF Profª Cléia Caçapava Silva
Iepê
Data:Â 12 de outubro
Horário:Â 9h
Local: Fazenda Esperança – Assentamento Nelson Mandela
Horário:Â 16h
Local:Â Praça Silvina de Almeida PradoÂ
Quatá
Data:Â 16 de outubro
Horário:Â 20h30
Local:Â Pátio da Fepasa
Data:Â 17 de outubro
Horário:Â 9h30 e às 15h
Local:Â Praça Papa João Paulo IIÂ
Pirapozinho
Data:Â 21 de outubro
Horário:Â 8h30 e 14h
Local:Â Praça Manuel Marques SilvaÂ
Data:Â 22 de outubro
Horário:Â 8h30 e 14h
Local:Â Praça Manuel Marques Silva
Narandiba
Data:Â 23 de outubro
Horário:Â 9h, 14h e 19h30
Local:Â Praça Celeste Vendramini
Data:Â 24 de outubro
Horário:Â manhã e tarde
Local:Â Praça Celeste Vendramini
Data:Â 25 de outubro
Horário:Â 9h
Local:Â Praça Celeste VendraminiÂ
Taciba
Data:Â 29 de outubro
Horário:Â 10h30 e 15h30
Local: Praça Padre Félix – CentroÂ
Nantes
Data:Â 30 de outubro
Horário:Â 9h,14h e noite
Local:Â Praça Nossa Senhora da Aparecida
Tarabai
Data:Â 31 de outubro
Horário:Â 9h e 16h
Local:Â Praça da Igreja Matriz