Fique conectado

Cultura

MAPA abre aos sábados a partir de 6 de abril

O Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi fica localizado Avenida Antônio Zuardi, 895, no Parque Buracão.

Publicado em

69

MAPA abre aos sábados a partir de 6 de abril (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal da Cultura informa que a partir do dia 6 de abril, o Museu de Arte Primitiva de Assis José Nazareno Mimessi – MAPA oferece atendimento ao público também aos sábados, das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

De acordo com o secretário Municipal da Cultura, Emerson Gonçalves, a medida foi necessária para garantir que munícipes e demais visitantes da cidade e região possam apreciar as obras de arte expostas no local.

“O MAPA é um exemplo importante de preservação do patrimônio artístico brasileiro, pois possui um acervo de aproximadamente 1.500 obras entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, obras do tipo naif e outras modalidades das artes plásticas”, lembrou o secretário.

Recentemente a Prefeitura realizou a reforma estrutural do prédio, com a revitalização e readequação de todo local. Além das melhorias técnicas no acervo, que conta com obras artísticas de pintura do Ranchinho, artista local reconhecido em todo o país.

O MAPA fica localizado Avenida Antônio Zuardi, 895, no Parque Buracão. Durante a semana o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações pelo número de telefone (18) 3324-5874.

Cultura

Circuito Sesc de Artes chega a Assis com atividades culturais gratuitas na praça

Em parceria com a prefeitura e sindicato do comércio, Sesc SP promove vivências, espetáculos, oficinas, shows e apresentações.

Publicado em

Assessoria

O Circuito Sesc de Artes desembarca em Assis no dia 6 de abril, transformando a Praça Walter Mansolelli em um polo de arte e cultura, com atividades nas áreas da música, literatura, artes visuais, cinema, circo e dança. A programação é livre a todos os públicos e ocorre das 16h às 21h30, gratuitamente.

A música fica por conta da Dj Haru. Pesquisadora de territórios da música popular brasileira, africana, jamaicana e latino-americana, ela promove, em seus sets, um cruzamento de artistas contemporâneos com ritmos e grooves tradicionais.

Também tem música e poesia com o Botica Poesia. O escritor e poeta Sergio Vaz, criador da Cooperifa, se junta ao cantor, compositor e produtor Renato Gama para um show literomusical, com canções criadas a partir de poemas inéditos e conhecidos de Vaz.

O espetáculo de dança Mané Gostoso, apresentado pelo Ballet Stagium, homenageia Luiz Gonzaga ao fazer uma releitura da cultura popular do Nordeste, em um universo lúdico, criativo e mágico, que resgata brincadeiras de infância com as canções do Rei do Baião.

Já se imaginou em um set de filmagens? Essa experiência se torna possível com o Set na Praça. No estúdio montado a céu aberto pelo Instituto Querô, o público experimenta algumas funções na produção de uma cena para TV ou cinema, em um set com cadeira de diretor, iluminação, câmera, monitor, travelling (câmera em deslocamento), microfone, camarim e objetos de arte.

O público se diverte com as palhaçadas de Gonçalvez e Sobolha, palhaços que querem ser levados a sério por seu talento para a mágica e hipnose, mas acabam oferecendo ao público um momento de muito humor. O espetáculo circense Mistérius, comandado pela Família Burg, tem base na palhaçaria clássica, nas técnicas de picadeiro e na mágica, com música e intensa participação dos espectadores.

Os artistas do Ateliê Lua Azul demonstram técnicas artesanais para produção de cordas, cordões e cadarços com lãs coloridas, os chamados Rabos de Gato, que poderão ser montados em tapetes, cachecóis e peças decorativas.

Com a oficina comandada por Bebel Abreu e Ale Kalko, o Desenhaço, o público é orientado a como praticar desenhos de observação, desde a produção de retrato, construção de formas e figuras até o desenvolvimento de traços do cotidiano e desenhos de animais.

Compõe, também, a programação do Circuito, a Mediação de Leitura com A Cor – Ação Cultural. Nela, os mediadores convidam o público a ter contato com livros e com a leitura e os ouvintes ficam livres para elaborar suas ideias e compartilhá-las durante o encontro.

“A importância do projeto está, sobretudo, ligada ao caráter democrático das ações, pensadas para aproximar o público das mais diversas formas de expressão da arte e de seus conteúdos. Ao levar as atividades para as praças, o CircuitoSesc de Artes cria pontes significativas entre as pessoas, os artistas e o próprio espaço”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.

Promovido pelo Sesc SP, em parceria com as prefeituras e sindicatos do comércio, o circuito percorre 121 municípios de São Paulo com atividades gratuitas e livres para todas as idades. O tradicional e o contemporâneo, o regional e o urbano, as vivências, os espetáculos e os artistas: um encontro de linguagens em intervenções, espetáculos e oficinas que vão até você no Circuito Sesc de Artes.

SERVIÇO

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400. A programação completa, com as informações de cada atividade, pode ser consultada emsescsp.org.br/prudente.

Circuito Sesc de Artes
Cidade – Assis (SP)
Data: 6 de abril.
Local: Praça Walter Mansolelli.
Horário: das 16h às 21h30.
Classificação etária: Livre.

Sérgio Vaz e Renato Gama (Foto: Daisy Serena II)

Ballet Stagium

Set na praça

Dj Haru (Foto: Chris Frutuoso)

Continue lendo

Cultura

Cultura de Assis e Proac apresentam Projeto Renovarte neste sábado, 23

Confira a programação.

Publicado em

Assessoria
Foto: Departamento de Comunicação

O Projeto Renovarte é um projeto multicultural, que apresentara mostras de dança na cidade de Assis, e neste sábado tem início as apresentações programadas pelo Governo do Estado de São Paulo através do PROAC Municípios em parceria com a Prefeitura de Assis e Secretaria Municipal de Cultura. A primeira apresentação será neste sábado, 23, às 14 horas, na Quadra do Assis III, com atividades culturais.

Entre as diversas atrações apresentadas na sua pluralidade estão apresentações de dança em diversos estilos, como clássico, neoclássico, contemporâneo e caráter juntamente com teatro, além de promover workshops de dança e palestra motivacional. O Projeto visa a estimular a arte nas periferias da cidade de Assis, utilizando espaços públicos, como quadras de escolas e lugares ao ar livre, beneficiando o Município e despertando na comunidade o interesse pela cultura.

As atividades  iniciarão com o workshop de dança para turmas infantis de 7 a 10 anos e retornarão para apresentação da mostra artística para toda a comunidade, sendo um período de quatro horas de atrações em cada local, com início às 14h da tarde e o término às 22h.

Confira a programação:

Dia 23/03/2019

Quadra Poliesportiva Assis III

14h – Aula para crianças de sete a dez anos com professores de ballet clássico e divulgação da mostra de dança “O sonhador”.

15h – Preparação da equipe técnica para a realização da mostra da dança: Montagem de palco, som e cenários com projeção.

17h – Ensaio dos bailarinos e atores e passagem de som.

19h – Abertura do evento

19h30min – Mostra de dança” O sonhador”.

20h30min – Palestra motivacional “Acredite nos seus sonhos

Continue lendo

Cultura

Praça da Prudenciana será palco musical neste sábado (23)

A apresentação é gratuita.

Publicado em

Assessoria

A Prefeitura de Assis através da Secretaria Municipal de Cultura por meio do projeto Música na Praça, oferece no sábado (23), às 20h, apresentação da Banda Municipal na praça da igreja da Vila Prudenciana.

A apresentação é gratuita e toda a população é convidada a participar.

O projeto visa levar atrações musicais e culturais em espaços públicos de toda cidade.

Praça da Prudenciana será palco musical deste sábado (Foto: Departamento de Comunicação)

Continue lendo
Solutudo 300
WhatsAssp AssisNews
Publicidade

FaceNews

Mais lidas