Procon de Assis adere ao sistema ‘SINDEC’

O SINDEC visa proporcionar um instrumento de gestão dinâmico, típico de seus setores de atendimento.

Procon de Assis adere ao SINDEC

Na última quarta-feira, dia 21, o coordenador do Procon Assis, Francisco Walter Meyer Jr, esteve na sede da Fundação Procon SP para realização de capacitação do SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).

O SINDEC é um sistema informatizado que integra processos e procedimentos, relativos ao atendimento aos consumidores nos Procons, visando proporcionar um instrumento de gestão adequado ao dinamismo que é típico de seus setores de atendimento.

O banco de dados do SINDEC possibilita a integração e harmonização dos procedimentos de atendimento às demandas individuais dos consumidores, pois permite também um maior poder de articulação entre os Procons integrantes, com maiores chances de solução dos problemas.

Proporciona desta maneira, a integração dos dados no Cadastro Estadual da Fundação Procon-SP e no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, o que assegura aos consumidores o acesso às informações e o exercício do direito de escolha.

Na ocasião, o Coordenador aproveitou para finalizar o processo do NOVO CONVÊNIO entre o Procon Assis e a Fundação Procon SP, o qual foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última sexta feira, dia 23.

Este NOVO CONVÊNIO proporcionará mais estrutura e apoio a unidade do Procon Assis, através de capacitação do corpo técnico, suporte técnico e operacional permanente, fornecimento de material educativo e de manuais de procedimentos, apoio na infraestrutura (mobiliário e equipamentos de informática), além de custeio de despesas para viabilizar a participação nos cursos de capacitação técnica da Fundação Procon.

Assim, com a adesão ao SINDEC e a assinatura do NOVO CONVÊNIO, Assis atuará diretamente na política estadual de proteção e defesa do consumidor, pois estará participando no desenvolvimento de novas políticas públicas, através de suas atividades integradas a Fundação Procon SP.

“O SINDEC é um instrumento que permite amplificar a voz de milhões de consumidores em todo o Brasil, hoje presente em 25 Procons Estaduais e 220 Procons Municipais, atendendo a uma média mensal de 150 mil consumidores”, ressaltou Walter

Além dos dados disponíveis no SINDEC, a Fundação Procon-SP manterá a divulgação de seus números para o Estado, incluindo o ranking das empresas mais reclamadas.

O consumidor pode consultar o SINDEC por meio do www.mj.gov.br/sindec, além disso, podeconsultar também o cadastro de fornecedores com reclamações no órgão através do site www.procon.sp.gov.br.

O Procon Assis está localizado na Rua Benjamin Constant, nº 33 – Pavimento Térreo – Salas 07 e 08 – Fone:0800 770 3633, e funciona de segunda a sexta feira das 08:00 as 11:00hs e das 13:00 as 16hs.

#MAIS LIDAS DA SEMANA