Governo estadual define o calendário de pagamento do IPVA 2014

O contribuinte pode pagar o imposto em cota única, à vista, com desconto de 3% ou parcelar o tributo em até três vezes.

Pagamento do IPVA tem início no dia 13 de janeiro de 2014 (Foto: Reprodução)

O calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2014 foi divulgado nesta segunda-feira (21). O Decreto 59.623, assinado pelo governador Geraldo Alckmin e publicado no Diário Oficial do Estado no último sábado (19), fixa as datas para o recolhimento do imposto e o percentual de desconto para o pagamento em cota única.

Os proprietários devem respeitar o calendário de vencimento do IPVA por final de placa (veja as tabelas abaixo). O seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do imposto (para quem parcelar o pagamento) ou juntamente com a cota única.

Para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, o proprietário tem a opção de efetuar o pagamento do DPVAT em três vezes. Nesse caso, as parcelas devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA.

Para os proprietários de caminhões as datas são um pouco diferentes. A cota única com desconto pode ser paga a partir de 13 de janeiro. Já o pagamento parcelado tem o primeiro vencimento em março. O calendário continua em abril, com cota única sem desconto, junho com a segunda parcela, e setembro com terceira parcela.

A partir do momento em que o pagamento do IPVA 2014 estiver disponível na rede bancária credenciada, o contribuinte pode fazer o recolhimento do imposto. Basta ao proprietário do veículo se dirigir a uma agência com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor) e efetuar o pagamento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Calendário de vencimento do IPVA 2014:
Calendário de vencimento do IPVA 2014:

#MAIS LIDAS DA SEMANA