Pelo 4º ano consecutivo, NovAmérica é premiada por produtividade agrícola

Título foi concedido pelo Centro de Tecnologia Canavieira e promovido pelo IDEA, no 16º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar.

NovAmérica e representantes do Grupo IDEA durante entrega do prêmio (Foto: Divulgação)

A NovAmérica Agrícola, unidade Tarumã (SP), recebeu no último mês o prêmio de “Campeã de Produtividade Agrícola” da região que abrange os municípios entre Presidente Prudente e Ourinhos (SP), composta por 28 unidades produtoras. O título foi concedido pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e promovido pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto, durante o 16º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar.

Título foi concedido pelo Centro de Tecnologia Canavieira (Foto: Divulgação)

Este é o quarto ano consecutivo que a empresa conquista a premiação e, em 2011, obteve o título de Melhor Produtividade do Centro Sul. “Esse reconhecimento reflete o trabalho e o esforço durante o ano de todas as equipes. Nosso objetivo é voltar para a primeira colocação no Centro Sul, o que nos impossibilitou alcançar neste ano já que as intempéries climáticas ocorreram além do previsto”, comentou José Francisco Fogaça, gerente de Planejamento e Desenvolvimento Agronômico.

De acordo com Dib Nunes, presidente do Grupo IDEA, a mensuração dos resultados de cerca de 200 empresas participantes se deu utilizando-se os seguintes critérios: moagem mínima: 600 mil toneladas; total de safras já realizadas: mínimo quatro safras; produtividade: cana bis < 10%; máximo de cana planta (18m): 20% da área de corte; índice IDEA = TCH (ATR x 0,67) + (IDADE MÉDIA x 10).

Na safra 2013/14, a campeã nacional em produtividade foi a Usina Guaíra/SP, e dentre as 10 unidades apontadas como as campeãs em suas regiões estava a NovAmérica. Com expectativas para este ano, Fogaça acrescentou que “mesmo sem projeções positivas para o setor sucroenergético nesta safra 14/15, entendemos que é possível obtermos bons  resultados”.

Região de Araçatuba: Usina Colombo S.A.

Região de São José do Rio Preto: Guarani S.A.

Região de Ribeirão Preto: Usina Guaíra e Usina São Martinho

Região de Jaú: Usina Della Coletta

Região de Piracicaba: Usina Santa Maria (J. Pilon)

Região de Assis/Presidente Prudente: Agrícola Nova América – Tarumã

Estado de Goiás: Usina Porto das Águas (Cerradinho Bio Energia S.A.)

Estado do Paraná: Usina Dacalda

Estado do Mato Grosso do Sul: Usina Sonora

Sobre a NovAmérica A NovAmérica é uma empresa agrícola, produtora de cana-de-açúcar e uma das maiores fornecedoras deste tipo de matéria-prima no país. Atualmente emprega cerca de 2 mil e 300 colaboradores diretos e em torno de 2 mil e 500 indiretos.

Com unidades localizadas em Tarumã/SP e Caarapó/MS, suas operações agrícolas estão estimadas em 4,3 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, administração de 6,1 milhões de toneladas e áreas administradas em torno de 76 mil hectares.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA