Negociação com bancos continua sem proposta

Entre as reivindicações dos bancários está reajuste de 12,5%, 14º salário, piso salarial, isonomia de salários, adiantamento de férias.

Negociação com bancos continua sem proposta

O Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban (Federação dos Bancos) já estão na quarta rodada de negociações e nenhuma proposta foi apresentada por parte dos banqueiros em relação a remuneração e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), temas debatidos essa semana.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Assis e Região, Helio Paiva Matos, enquanto o crescimento do lucro dos bancos foi de 16,5%, contra o alto índice de demissões no setor que desde janeiro de 2012 chega a mais de 18 mil, sendo somente nos últimos 12 meses mais de 5 mil demitidos. “Isso é inadmissível. Vamos continuar lutando por melhores salários e o fim das demissões”, destaca.

Entre as reivindicações dos bancários está reajuste de 12,5%, 14º salário, piso salarial, isonomia de salários, adiantamento de férias, auxílios, 13ª cesta refeição, auxilio creche/babá, auxilio educacional, vale-cultura; fim das metas abusivas e assédio moral e fim das demissões, com mais contratações, combate a terceirizações e precarização das condições de trabalho.

Ainda na rodada de negociação, os bancos defendem a terceirização sem limites, a exemplo do PL 4330. O projeto de lei, que representa uma ameaça para o emprego da categoria, foi barrado provisoriamente no Congresso Nacional, após mobilizações dos trabalhadores. A bancada patronal que defende o PL foi coordenada pelos bancos.

Por infeliz coincidência, o programa de governo da candidata Marina Silva propõe a legalização das terceirizações de forma ampla e irrestrita, exatamente a mesma posição dos bancos na mesa de negociação. “Se esse projeto for aplicado, os caixas e gerentes poderão ser terceirizados, a exemplo dos vigilantes. Poderá ser o fim dos concursos públicos e a categoria bancária corre sério risco de desaparecer”, conclui o sindicalista.

#MAIS LIDAS DA SEMANA