Conta Cidadã ajuda a economizar na conta de energia

Os postos de coleta funcionam uma vez por semana, às segundas-feiras na Avenida Dom Antônio, e às quartas-feiras na Rua Osvaldo Cruz.

Conta Cidadã ajuda a economizar na conta de energia
Conta Cidadã ajuda a economizar na conta de energia (Foto: Divulgação)

O Projeto Conta Cidadã que oferece aos clientes da Energisa a oportunidade de trocar material reciclável por bônus na conta de energia, fechou o mês de março com 337 clientes cadastrados, 17.927,04 toneladas coletadas (período de dezembro de 2015 a março de 2016) e um valor de R$ 3.983,88 distribuídos.

O posto de coleta localizado no espaço do Estabelecimento Guaraplac, está prestes a alcançar 1 tonelada de material reciclável recolhido por dia de funcionamento – em 30 de março coletou 983,50 quilos. E desde a segunda quinzena de janeiro deste ano, os clientes da Energisa passaram a contar com mais um posto de coleta em Guarapuava, localizado na Praça Cleve, centro. O posto desta região está quase obtendo a marca de 600 quilos recolhidos em um dia de evento.

Quanto mais material reciclado o cliente levar para a pesagem mais bônus ele conquista em sua próxima conta de energia. Quem ainda não fez sua inscrição no projeto deve procurar o posto de coleta do Conta Cidadã, apresentar uma conta de energia e assinar um Termo de Adesão. Após o cadastro o cliente recebe o cartão do Conta Cidadã que deve ser apresentado no local sempre que levar seus recicláveis para pesagem.

Os postos de coleta funcionam uma vez por semana, das 8 às 16h, nos seguintes dias e locais: às segundas-feiras, na Praça José Claudovino Dantas, localizada na Avenida Dom Antônio, e às quartas-feiras, na Praça Nicolau Carpentieri, Rua Osvaldo Cruz.

Mais controle, mais economia
A Energisa disponibiliza em seu site – www.energisa.com.br – uma ferramenta que simula o consumo aproximado de diversos aparelhos em kWh (quilowatts-hora) e o valor aproximado deste consumo. Ao inserir nos ambientes de uma casa (cozinha, quarto, sala, banheiro, lavanderia, escritório, garagem e área externa) os aparelhos que possui, o simulador traz ao final a soma total dos valores dos aparelhos adicionados em cada ambiente.

Desta maneira, o cliente passa a ter mais noção do quanto consome de energia e pode adotar medidas para evitar o desperdício. Confira algumas dicas de como usar a energia de forma eficiente e econômica em casa:

Não abra a geladeira sem necessidade. Verifique a condição da borracha da porta da geladeira: se estiver rasgada ou furada sua geladeira vai consumir mais energia; preferível trocar a borracha para a perfeita vedação da geladeira. E se for comprar uma nova geladeira, procure os modelos que tenham o selo de economia do PROCEL.
Aproveite ao máximo a iluminação natural e lembre-se de desligar as luzes ao sair do ambiente.
Nunca deixe portas e janelas abertas em ambientes refrigerados. Mantenha o filtro do ar do aparelho sempre limpo, para um funcionamento mais eficiente.
Chuveiro elétrico: Use o chuveiro na posição Verão e economize 30% no consumo. Evite banhos prolongados.
Desligue a TV quando não estiver assistindo. Faça o mesmo com o computador.
Deixe acumular uma boa quantidade de roupas para lavar. Utilize a máquina em sua capacidade máxima.
Junte uma grande quantidade de roupas para passar de uma só vez. Se precisar interromper o serviço, desligue o ferro.

 

#MAIS LIDAS DA SEMANA