Energisa intensifica ações contra perdas de energia nas regiões de Tupã e Assis

O objetivo dessa iniciativa é verificar a existência de irregularidades na rede de distribuição de energia elétrica, como adulteração em medidores ou furtos de energia.

Energisa intensifica ações contra perdas de energia nas regiões de Tupã e Assis (Foto: Divulgação)
Energisa intensifica ações contra perdas de energia nas regiões de Tupã e Assis (Foto: Divulgação)

A Energisa inicia, a partir da próxima segunda-feira (15), uma operação intensiva contra perdas de energia nas regiões de Tupã e Assis. O objetivo dessa iniciativa é verificar a existência de irregularidades na rede de distribuição de energia elétrica, como adulteração em medidores ou furtos de energia, que são os populares ‘gatos’. A ação que conta com o apoio da Policia Militar e da Perícia Técnica da Polícia Civil, será realizada até o final de agosto.

A Energisa faz um trabalho diário contra esse tipo de ação criminosa, mas de acordo com André Reis, gerente do Departamento de Medição e Combate a Perdas da empresa, essa é uma operação especifica para intensificar o combate a esse tipo de fraude. “É um trabalho planejado de redução do índice de perdas de energia. Estamos empenhados em combater essa prática”, destaca.

Segundo André, o furto de energia afeta negativamente a distribuidora e a todos os clientes. “As perdas de energia prejudicam a todos, pois o valor desviado acaba sendo pago por todos os consumidores de energia. Além disso, as intervenções não autorizadas nas instalações para realização destas irregularidades, expõe as pessoas e as localidades ao risco de acidentes. Todas as pessoas podem e devem coibir essa prática”, ressalta.

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de reclusão de um a quatro anos e pagamento de multa. Denúncias desse tipo de fraude podem ser feitas em sigilo pelo telefone 0800 70 10 327 (ligação gratuita). “Garantimos o anonimato de quem denuncia essa pratica irregular”, conclui o gerente.

#MAIS LIDAS DA SEMANA