ALE homenageia empresário que investe na reutilização de água de lava a jato em Assis (SP)

Ronaldo César Furlaneto, proprietário do posto ALE Universitário de Assis, investiu em uma máquina que capta e trata a água utilizada na lavagem de veículos.

Revendedor Ronaldo Cesar Furlaneto (Foto: Carlos Arevalo)
Revendedor Ronaldo Cesar Furlaneto (Foto: Carlos Arevalo)

O agravamento da crise hídrica nos últimos anos fez muita gente começar a repensar sobre o uso consciente da água. Nesse sentido, o empresário Ronaldo César Furlaneto, proprietário de um posto de serviços da Rede ALE, trata e reutiliza a água do lava a jato. Em função disso, o revendedor recebeu uma homenagem da companhia e foi um dos vencedores da ação “Compartilhe sua atitude!”, promovida em setembro, que convidou clientes, revendedores, colaboradores e a equipe dos postos a compartilharem o que eles realizam em seu dia a dia em prol do meio ambiente.

Como premiação, ele ganhou 5 mil REALES, moeda de troca do programa de incentivo e fidelidade “Clube ALE”, direcionado para postos da rede e colaboradores. A iniciativa de Ronaldo Furlaneto, pioneira na cidade de Assis, surgiu a partir da participação dele na feira ExpoPostos & Conveniência 2015, uma das maiores do segmento. Ele investiu em máquina de reciclagem que capta e trata toda a água utilizada na lavagem dos cerca de 600 veículos atendidos mensalmente na revenda. Segundo ele, a limpeza de cada automóvel gasta, em média, 80 litros de água.

“Eu já tinha a intenção de comprar a máquina; então, fui à ExpoPostos conhecer de perto o funcionamento da tecnologia. Lá mesmo eu comprei o equipamento. Investi em torno de R$ 40 mil na aquisição e instalação da máquina, mas é um investimento que ‘se paga’ com a economia gerada. Hoje, consigo tratar e reaproveitar 100% do recurso utilizado para lavar os veículos”, conta.

De acordo com o proprietário do posto, economizar os recursos naturais é uma obrigação de todos. “Não achei que estava fazendo nada grandioso quando adotei a reutilização de água na lavagem dos veículos”, comenta. Para ele, a premiação na campanha da ALE serviu para mostrar que a sua atitude era algo muito mais relevante do que imaginava. “Vi que o Posto Universitário de Assis está no caminho certo. Toda a equipe ficou feliz com o reconhecimento, que nos incentiva a adotar novas práticas sustentáveis”, acrescenta.

O revendedor também já planeja dar o próximo passo e deixar o ambiente ainda mais sustentável. “Tenho alguns sonhos, entre eles captar energia solar para o posto. Esse é um dos meus objetivos para o ano que vem”, adianta.

Vencedores da campanha “Compartilhe a sua atitude”
Além do revendedor Ronaldo César Furlaneto, a campanha da ALE também teve como ganhadores o consumidor Jaime Augusto Lourenço, de Betim (MG), que escreveu um livro para alertar sobre as possíveis consequências futuras de agressão ao meio ambiente; o colaborador Jackson Fernandes de Sousa, da sede da ALE em Natal (RN), que promoveu a captação de água nos dutos dos aparelhos de ar-condicionado da empresa para irrigação do gramado; e o frentista Uelison Rosas dos Santos, do posto ALE Mário Werneck (em Belo Horizonte), que planta mudas nos passeios públicos do bairro onde mora, em Ribeirão das Neves (MG). As ações foram compartilhadas nos veículos de comunicação da empresa.

#MAIS LIDAS DA SEMANA