Mesa redonda e vídeo conferência encerram Semana de Informática da FEMA

A Semana que teve mais de 250 inscritos para as palestras e 310 inscritos nos minicursos

Na sexta-feira, 29, a mesa redonda com a participação de ex-alunos da FEMA e uma vídeo conferência internacional marcaram o encerramento das palestras prevista para a Semana  de Informática da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA.

Mesa redonda com ex-alunos encerrou o ciclo de palestras da Semana.
Mesa redonda com ex-alunos encerrou o ciclo de palestras da Semana.

A Semana fez crédito ao tema do ano “Inovação e Tecnologia’, as palestras tiveram temas diferenciados e inovadores e no encerramento uma vídeo conferência diretamente do Canadá com o ex-aluno Paulo Henrique Ferreira, que atualmente trabalha como administrador de rede para o governo canadense marcou o encerramento da Semana. Outro diferencial do evento foi o espaço do patrocinador que proporcionou as empresas apoiadoras um espaço de tempo nas aberturas das palestras para a apresentação de suas empresas e os serviços oferecidos.

Segundo Fabio Girardi, diretor de desenvolvimento da Empresa PRX – Soluções em Gestão Agroindustrial – PRÓXIMA, uma das empresas apoiadoras do evento, compete ao empresariado local participar do eco sistema do município, contribuindo com a sociedade em que a mesma está inserida por meio de conhecimento e na prestação de serviços em prol da sociedade. Para ele, a participação em eventos como este apresentam a força do empresariado local, demonstrando que o município de Assis possui empresas da área de informática e tecnologia tão eficientes e competitivas quanto as dos grandes centros comerciais e empresarias. Hoje a PRX é líder no fornecimento de sistemas de gestão que atendem, de ponta a ponta, às necessidades do agronegócio, gerenciando, desde o plantio da matéria-prima, até seu processamento dentro da indústria. A PRX tem dentre seu quadro de colaboradores cerca de 30 funcionários e estagiários que são ex-alunos ou alunos de graduação dos cursos de informática da FEMA. Fato que certifica a importância da parceria entre a FEMA e o empresariado local, não só na promoção de eventos, mas na inserção dos alunos da FEMA ao mercado de trabalho. A PRX agrega 22 anos de experiência, combinando conhecimento, tecnologia, equipes e produtos. Fabio Girardi apresentou a empresa PRX na noite de quinta-feira, 28.

Além da PRX, na noite de quinta-feira os alunos também conheceram um pouco mais sobre o Grupo VSM, que foi apresentado pela analista de suporte, Emiliana Martins Gonçalves e pelo analista programador, Luis Gustavo Medeiras. O Grupo VSM desenvolve desde 1992 softwares especializados no gerenciamento de Farmácias e Drogarias. A empresa começou em Assis onde a primeira versão do STF (Sistema de Frente de Loja) e do OURO (Sistema de Retaguarda) foram desenvolvidas e implantadas em algumas drogarias da cidade. Com a evolução do sistema e a satisfação dos clientes, a VSM logo conseguiu centenas de clientes no interior de São Paulo e no norte do Paraná. O Grupo também mantém o VSMShop, uma loja virtual de produtos diversos http://www.vsmshop.com.br/

Após as apresentações dos apoiadores os alunos assistiram a palestra do ex-aluno da FEMA, Prof. Dr. Marcelo de Paiva Guimarães. O

Evento na sexta-feira reuniu ex-alunos no Espaço Victória Hall

palestrante que atualmente leciona na Universidade Federal de São Paulo, trouxe aos alunos de informática da FEMA seus conhecimentos na área de ciência da computação, com ênfase em software básico, principalmente focado nos temas realidade virtual, realidade aumentada, sistemas distribuídos e ensino à distância. Durante a palestra “Virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing’ o Prof. Dr. Marcelo apresentou um vídeo sobre Projetos de imagem em cloud computing. Foram demonstrados Projetos diversos desenvolvidos por alunos e professores da Universidade Federal de São Paulo e também pela Unesp/Bauru, um deles apresentava uma imagem gerada por cinco computadores. Segundo ele um projeto simples na área tem um custo médio de 100 mil reais, podendo chegar a milhões de reais em investimento. Um dos grandes destaques das falas do Prof. Dr. Marcelo além da contribuição técnica, foi sobre a importância destes projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, que poderão em sua maioria auxiliar em ações de educação cultural, ambiental e principalmente auxiliar pessoas portadoras de deficiências, como é o caso de uma imagem desenvolvida dentro de um dos Projetos que irá ajudar no ensino de libras, a imagem de um boneco através do comando de voz ou pela leitura de um texto, traduz visualmente na tela os sinais em libras. Para o Professor a tecnologia não tem a pretensão de substituir um profissional da área, mas certamente irá auxiliar o mesmo. Outro Projeto apresentado pelo palestrante foi do software para exposições virtuais de arte, onde foi criado um museu virtual que permite a realização de exposições. Prof. Dr. Marcelo falou de um Projeto que foi desenvolvido com apoio do Ministério da Cultura onde foi criado um cenário virtual de um Sítio Ecológico na Paraíba, segundo ele os visitantes do Sítio antes de visitarem o local passeiam pelo espaço virtual para receber informações ambientais.

Marcelo também falou da utilização da TV Digital para a educação de pessoais especiais, especialmente pessoas com deficiência visual, por meio de jogos, integrando o som a um texto adaptado. Finalizando Marcelo ainda falou dos campos para “TCC’ trabalhos de conclusão de curso na área de realidade virtual e realidade aumentada, como na detecção de voz, de movimentos, projetos que integram a área computacional e de tecnologia. O palestrante fez questão de deixar sua experiência aos alunos e dizer que a profissão na área de informática permite a integração com diversas áreas. Para ele um dos grandes desafios na área de realidade virtual, realidade aumentada é a interligação de cavernas de visualização e a transmissão ao mesmo tempo em diversos locais, trabalhando nos protocolos – depuração da informação.

Prof. Dr. Alex Poletto e o palestrante de quinta-feira, Prof. Dr. Marcelo.

A Semana que teve mais de 250 inscritos para as palestras e 310 inscritos nos minicursos e tutoriais encerrou o ciclo de palestras na sexta-feira, 29, no Espaço Victória Hall, onde foi realizada uma mesa redonda composta por ex-alunos da FEMA e moderada pelo Prof. Ms. Fábio Eder Cardoso. Participaram os ex-alunos: Fábio Takaasi – Gerente de TI da Regional Telhas; Juliano Marcos Martins Arquiteto de Sistemas / Gerente Técnico da Infoserver e professor na FIAP;  Fernando Guazelli Souto de Oliveira Cargo: Analista de Infraestrutura da Alpha Mobility; Felipe Rojas Java Home Office da IBM; Larissa Piovezani Desenvolvedora da Ampsoft Informática – São Paulo e mestranda na Unicamp/ Limeira;  Elaine de Oliveira Campos Meira TI – Banco de Dados da Oracle na Nova América Agrícola Ltda; e Alexandre Antonio Ferro gerente de TI da CityBank. As falas dos ex-alunos e grande profissionais foram complementadas pela experiência internacional do ex-aluno Paulo Henrique que em vídeo conferência falou da sua experiência na área dentro do mercado internacional.

Na sexta-feira, o espaço do patrocinador trouxe a fala de Marcel Nogueira Cardoso, diretor proprietário da Web Managers, o qual apresentou a empresa que desenvolve programas de software via web, sistemas específicos, criados com processos e métodos que resultam no atendimento rigoroso de prazos e custos. A Web Managers  possui  avançado sistema de segurança, que se equipara a tecnologia utilizada em bancos monetários, aliando performance, segurança e preço competitivo. A empresa assisense atende clientes no Brasil, Estados Unidos e Portugal.

Para o Prof. Dr. Alex Poletto, coordenador da área de informática da FEMA e da comissão organizadora da Semana, o evento foi um sucesso com grande adesão por parte dos alunos. “Tivemos as inscrições esgotadas em todos os minicursos e ainda recebemos um grupo de alunos da cidade de Ourinhos. Quero mais uma vez agradecer aos parceiros deste evento, empresas assisenses que acreditaram no comprometimento acadêmico da FEMA, patrocinando e prestigiando o evento. Muitos dos proprietários destas empresas são ex-alunos nossos e o sucesso deles nos deixa satisfeitos. Agradeço também a participação dos professores da área de informática e de todos os alunos”, finalizou Alex.

Foram patrocinadoras da Semana as empresas: Web Managers, VSM Shop, Comunicar-TI Tecnologia da Informação, PRX – soluções em gestã

Mesa redonda com ex-alunos encerrou o ciclo de palestras da Semana.o agroindustrial, Lima Software – desenvolvimento de programas, VSM Ourofarma, Caixa Econômica Federal, Techsite – Soluções Especializadas em TI e Calki – simples e completa.

VEJA TAMBÉM

#MAIS LIDAS DA SEMANA